sexta-feira, janeiro 07, 2011

Faróis adicionais para todo o terreno - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os populares Wipac de 100W

Normalmente será necessário adquirir um conjunto de peças adicionais para instalação, que incluem o interruptor, terminais e conectores, um "relay" e a cablagem em extensão suficiente para efectuar todas as ligações necessárias, num valor total que andará pela meia dúzia de euros.

Os preços são igualmente muito variáveis, mas encontramos um par de faróis de 16 cm diâmetro e 55W por apenas uma vintena de Euros, enquanto outros similares mas com a lâmpada de 100W chegam a perto de trinta, mas por unidade, sendo de equacionar a aquisição dos primeiros e a troca de lâmpadas.

Para modelos de maiores dimensões, também de 100W, o valor sobe ainda mais, rondando os cinquenta euros por unidade, mas será de equacionar se a maior superfície reflectora justificará este dispêndio adicional.

Relembramos que o uso de faróis está regulado, com determinação do número, funcionalidade ou tipificação, local de instalação, forma de activação, sinalização de uso, bem como um conjunto de características técnicas, pelo que a legislação em vigor deve ser estudada antes de se proceder ao planeamento e aquisição dos equipamentos.

Sem comentários: