O recuperador de óleo com flitro
As variações de pressão de óleo permitem que este circule pelas tubagens, passando pelo recuperador devido a um efeito de sucção, depositando aí resíduos, que de outra forma voltariam a circular internamente pelo motor.
Os modelos disponíveis são quase infinitos, em termos de formato e capacidade, com e sem filtro de respiração, mas todos obedecem aos mesmos princípios, pelo que a opção depende do espaço no interior do veículo, da quantidade de óleo em circulação e das próprias exigências de qualidade, que dependerá do uso e do nível de exigência do motor.
Assim, para uma capacidade de um litro e corpo de formato cilíndrico em alumínio T6061 maquinado temos uma dimensão aproximada de 210 mm de altura e 120 de diametro sem contar com o filtro de respiração lavável e substituível.
Igualmente as tubagens de entrada e saída existem em diversos diametros, sendo neste caso de 12 mm, e a maioria dos modelos tem um íman destinado a atrair objectos metálicos, os quais ficam depositados no interior do reservatório, saindo assim de circulação.
2 comentários:
Ora aí está uma peça que tem a sua importancia... E ja agora onde é que posso encontrar isso á venda???
Obrigado
Abraço
Olá
Estes modelos encontrei-os no EBay inglês e nas fotos estão as ligações para os respectivos vendedores. Obviamente existem muito mais modelos e tb é possível adquirí-los em Portugal.
Abraço
Enviar um comentário