Com o aumento do comércio online, justifica-se adoptar diversas precauções, muitas das quais são conhecidas, enquanto outras são quase sempre ignoradas, nomeadamente quando, no momento de descontração e entusiasmo em que se recebe uma encomenda, as embalagens são descartadas, muitas vezes com informações relevantes.
Actualmente, muitos vendedores adicionam nas etiquetas, para além do nome completo, coincidindo com o do meio de pagamento, e da morada, indispensável para a entrega, outros dados, como o telefone, por vezes endereço de correio electrónico, e mesmo informações adicionais destinadas, por exemplo, ao desalfandegamento.
Portanto, a embalagem de uma simples encomenda, mesmo que de baixo custo, pode incluir um vasto conjunto de informações, que, com o termo da isenção do pagamento de IVA para bens com valor inferior a 22 Euros, aumentou de forma muito substancial, com grande parte das encomendas extra comunitárias a incluir, actualmente, muito mais informações do que há poucos meses atrás.
Ao atirar para o lixo uma embalagem com a etiqueta intacta, pode-se estar a revelar um bom conjunto de informações, que, caso incluam visíveis ou facilmente descodificáveis, dados de desalfandegamento, abre-se uma porta para fraudes ou abusos de confiança, bem como para a possibilidade de uma usurpação de identidade, já que esses dados permitem uma pesquisa cujos resultados os podem complementar.
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