quarta-feira, junho 23, 2010

Microsoft cria base de dados com contas de e-mail roubadas

Image Hosted by Imageshack
O "header" de uma mensagem de correio

A Microsoft criou uma base de dados, que designou por Internet Fraud Alert, onde constam os endereços de correio electrónico roubados aos seus utilizadores legítimos e que podem constituir uma ameaça para a segurança informática.

A nova base de dados vai ser gerida pela National Cyber-Forensics and Training Alliance, uma organização sem fins lucrativos que actua na área da segurança informática e será utilizada em conjunto com ferramentas que monitorizam contas suspeitas.

Desta forma, pretende-se diminuir o número de fraudes, o comércio ilegal de contas de correio electrónico, o volume de correio indesejável e outro tipo de ataques muitas vezes originárias de contas obtidas através de infecções ou pela falta de cuidado dos seus legítimos titulares.

As informações obtidas serão disponibilizadas às entidades que necessitem de recorrer a estes dados como forma de prevenção, caso dos operadores de comércio ou pagamentos electrónicos, ou mesmo para perseguir utilizadores ilegais, como acontece com as forças policiais que combatem a fraude na Internet.

Sem comentários: