domingo, janeiro 23, 2011

Alerta de frio para o fim-de-semana - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Frio em Portugal

Mais do que a temperatura propriamente dita, têm sido as fogueiras no interior das habitações que têm causado um maior número de vítimas, seja por intoxicação derivada do monóxido de carbono, seja pelos incêndios que tem provocado, afectando sobretudo os mais idosos.

Um triste exemplo é o do fogo num lar de idosos, em Vale do Peso, no concelho do Crato, distrito de Portalegre, onde uma idosa perdeu a vida e sete outros ficaram feridos, originado numa braseira eléctrica, que terá pegado fogo.

Também a época que atravessamos, com uma manifesta crise económica, implica uma redução de custos, que afectarão o aquecimento das habitações, constituindo riscos para a saúde dos residentes, com maior incidência no caso dos que são mais vulneráveis em função da idade e dos estado de saúde.

Igualmente os numerosos sem abrigo, cujas dificuldades aumentam com a diminuição do poder de compra das populações, necessitam de maior apoio quando ocorrem temperaturas mais baixas, situação que tenderá a multiplicar-se ao longo do que ainda falta deste Inverno.

Sem comentários: