sábado, julho 31, 2010

Aplicações do Google certificadas pelo governo americano

Image Hosted by Imageshack
Écran do correio do Google

O Google disponibilizou uma nova versão das suas aplicações de produtividade, a qual vem certificada pelo governo dos Estados Unidos, podendo assim ser utilizados pelos organismos públicos, desde que não incluam informação classificada.

A nova versão das aplicações, baseadas em "cloud computing", são as primeiras com este tipo de tecnologia a serem certificados para serem utilizadas pelo Estado, garantindo a implementação de um conjunto de requisitos de segurança mais elevados do que os obrigatórios para uso particular.

Entre as aplicações encontram-se o serviço de correio electrónico e de calendário, os quais estão alojados em servidores próprios, independentes dos equipamentos que alojam aplicações equivalentes para empresas ou instituições privadas, factor onde reside o maior factor diferencial em termos de segurança.

As aplicações "on-line" do Google têm-se revelado cada vez mais populares, sendo vantagens inegáveis o facto de serem gratuitas, abertas e manterem a independência entre a plataforma aplicacional e os dados dos utilizadores, resultando numa grande portabilidade e autonomia de quem recorre a estes serviços.

Sem comentários: