Um incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais, que deflagrou durante a madrugada de domingo, pelas 03:00 da manhã, foi combatido por mais de duas centenas de efectivos, tendo durante o dia contado com a intervenção de dois helicópteros pesados Kamov Ka-32.
O fogo começou na zona da Malveira e só começou a ser efectivamente combatido quando o dia nasceu, altura em que se verificaram condições de visibilidade para colocar o dispositivo num terreno irregular e de fracas acessibilidades, após o que os meios disponíveis puderam controlar a situação com alguma rapidez, não obstante alguns reacendimentos posteriores.
Entre os principais problemas surge a ausência de acessos, algo que tende a ocorrer cada vez mais em zonas protegidas, e a falta de limpeza, o que também parece ser mais frequente nesta época de restrições financeiras.
A questão das acessibilidade, que se tem agravado, resulta de uma política errada, que opta por vedar os acessos das áreas protegidas, nalguns casos chegando ao absurdo de taxá-las, pelo que as vias vão deixando de oferecer condições de circulação, nalguns casos ficando intransitáveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário