sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Campsa - Detecção de movimento em "webcam"


Image Hosted by ImageShack
Imagem recolhida via detecção de movimento

A falta de segurança que se vive obriga a um cada vez maior esforço na vigilância e detecção de situações suspeitas, recorrendo às novas tecnlogias que vão ficando cada vez mais acessíveis.

O uso de "webcams" de custo reduzido, substituindo câmaras ou sistemas dispendiosos para efeitos de segurança tem-se vindo a popularizar, não obstante algumas limitações em termos de qualidade de imagem e da necessidade de estas estarem ligadas a um computador.

Para além do computador e da câmara, é necessário um programa que analise cada imagem, a compare com a anterior e, caso haja diferenças, a guarde no disco ou proceda a um alarme.

Entre estes programas optamos pelo Campsa, de origem francesa, que pode ser obtido gratuitamente na Internet e que implementa um conjunto básico de funções de vigilância.

Para além de ser possível determinar o grau de diferenças entre imagens que activa o sistema, algo de essencial para evitar que pequenas alterações derivadas de variações de luz sejam consideradas, este programa permite o envio das imagens gravadas por correio electrónico, de modo a alertar remotamente da possibilidade de um incidente.

Esta última possibilidade é particularmente importante, pois mesmo que o sistema seja destruido as imagens já seguiram o seu destino, permitindo assim escapar a uma eventual destruição das mesmas.

A qualidade da imagem depende essencialmente das capacidades da "webcam", já que o Campsa usa os programas de controle ou "drivers" da mesma e recorre directamente às imagens recolhidas para efeitos de processamento que se baseia na comparação entre imagens sequenciais.

Lembramos, mais uma vez, que o recurso a sistemas de vigilância obedece a legislação própria e que só respeitando todos os preceitos legais as imagens poderão ser utilizadas em tribunal.

No entanto, para efeitos de implementação de um sistema a nível interno, esta pode ser uma solução de baixo custo e que, com os avisos da existência de recolha de imagens, pode dissuadir os amigos do alheio.

Sem comentários: