domingo, fevereiro 18, 2007

Portagens na Peneda Gerês


Image Hosted by ImageShack
Catarata na Portela do Homem

Como forma de limitar o número de veículos que atravessam o único Parque Nacional português, foi anunciada a implementação de um sistema de portagens no troço da Portela do Homem até à fronteira com Espanha.

Assim, para percorrer uma dezena de quilómetros, será necessário pagar um euro e meio, no que, alegadamente, será uma forma de reduzir o tráfego naquela zona protegida.

Para além de protestos por parte da população, que dificilmente será beneficiada por esta medida, duvida-se que, mesmo do ponto de vista ambiental surta algum efeito significativo na protecção do Parque, sobretudo porque não foi dada qualquer previsão ou divulgado qualquer estudo que aponte para a redução do número de veículos que circulam por esta via.

Efectivamente, para além de obter algumas receitas, que nem sequer podemos saber se compensam os custos de cobrança, apenas podemos contabilizar prejuizos para uma zona do território particularmente deprimida, dificultando a circulação e afastando os poucos visitantes que, apesar de tudo, ainda contribuem para o sustento da região.

Esta é uma medida que contestamos, pela sua inutilidade objectiva e pelos prejuizos que vai provocar, mesmo sendo ainda difícil de prever todos os danos colaterais que, presumivelmente, não foram devidamente avaliados antes do anúncio destas portagens.

Lembramos que esta zona e o próprio Parque foi particularmente atingida pelos incêndios do Verão passado e que os apoios necessários para as populações foram recusados pelo Governo, pelo que a imposição de portagens apenas pode contribuir para a diminuição do turismo e do comércio na área afectada.

Fica aqui o alerta, para todos quantos atravessavam esta região, seja em trabalho ou em lazer, de que, a partir de Junho, poderão ser obrigados a pagar uma portagem cujo objectivo é, pelo menos, duvidoso.

Sem comentários: