segunda-feira, abril 17, 2006

Incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês


Image Hosted by Imageshack
Imagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Um fogo controlado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que serviria para limpar a mata e prevenir a próxima época de fogos, acabou num incêndio florestal, há cerca de um mês, avançou o jornal "Diário de Notícias".

Segundo o Diário, o assunto foi abafado por ser incómodo, mas já está a decorrer um inquérito interno.

Ao que tudo indica, o fogo terá tomado outras proporções devido a queimadas ilegais que os habitantes do parque terão tentado fazer, aproveitando o fogo controlado.

As chamas ficaram fora de controlo e terão atingido uma zona florestal entre a aldeia de Pitões das Júnias e Cariz, no norte do Concelho de Montalegre.

A prática do fogo controlado foi apresentada, este Inverno, pelo Ministro da Agricultura como uma medida para prevenir os incêndios de Verão, não obstante a posição de alguns ambientalistas, que discordam desta técnica, legislada desde 2004, porque consideram que também destrói o que está em regeneração.

Apesar da experiência de alguns corpos de bombeiros e da vinda a Portugal de especialistas americanos, parece que ainda existe alguma imprudência na utilização deste tipo de prática, a qual carece de uma vigilância extremamente apertada não apenas na área a queimar, mas numa faixa em redor, de modo a prevenir situações como as que se verificaram no único Parque Nacional existente no nosso País.

Sem comentários: