quarta-feira, abril 19, 2006

Mais 600 bombeiros sapadores nas florestas em 6 anos


Image Hosted by Imageshack
Equipa de sapadores florestais de Viseu

Nobre Gonçalves, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas anunciou ontem em Santo Tirso que o Governo pretende criar em seis anos 120 novas equipas de bombeiros sapadores, ao ritmo de 20 por ano.

Os bombeiros sapadores distinguem-se dos voluntários por terem um carácter profissional.

Em Portugal existem bombeiros sapadores em algumas empresas de grande dimensão e em algumas áreas delimitadas como parques naturais.

O secretário de Estado justificou que, por questões orçamentais, apenas será possível ir até às 20 unidades de sapadores, que terão cinco elementos cada uma.

A sua função será, ainda segundo Nobre Gonçalves, o trabalho de vigilância e de coordenação das primeiras intervenções em casos de incêndio.

Com tão baixo número, a que temos de descontar férias, dias de folga semanais, faltas pelos mais diversos motivos e escalas, estaremos perante uma situação semelhante ao GIPS da GNR, onde a um elevado custo não corresponderá, quase certamente, uma maior eficácia.

Assim, o esforço continuará a depender do voluntariado, o mesmo que hoje é esquecido e desprezado por um Governo que aposta em soluções para os quais não tem recursos económicos, enquadrados numa política de ordenamento do território inexistente e numa estrutura de prevenção e combate quase ao abandono.

Sem comentários: