sábado, fevereiro 17, 2007

Aumenta o número de equipas de 1ª intervenção


Image Hosted by ImageShack
Formação na Escola Nacional de Bombeiros

Na apresentação do Programa de Formação no Âmbito do Combate a Incêndios Florestais para este ano, que se realizou nas instalações do Serviço Nacional do Bombeiro e Protecção Civil (SNBPC), em Carnaxide, foi anunciada a criação de 200 novas equipas de intervenção permanente até 2009.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Guarda, Viseu e Coimbra vão ter as 60 equipas de 1.ª intervenção a incêndios florestais a criar este ano, sedeadas noutros tantos municípios, conforme anunciou o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões.

Segundo este governante, os distritos foram escolhidos em função da sua vulnerabilidade e da actual carência de meios disponíveis.

Ainda este ano, a prevenção e combate aos incêndios contará também com mais uma coluna nacional de reforço, com mais 40 sapadores florestais, cujo efectivo será aumentado de 166 para 206, mais dez equipas de sapadores militares, que passarão de 10 para 20, e mais dois Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, cujo efectivo subirá de três para cinco companhias.

O anúncio deste reforço surpreendeu o director da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, que desconhece em que moldes funcionarão as novas equipas bem como a formação que lhes será ministrada.

Considerando a medida positiva, Duarte Caldeira, aproveitou para lembrar que já existem grupos de intervenção permanente em 16 municípios, organizados de forma semelhante às equipas cuja constituição foi agora anunciada.

Faltou, no entanto, explicitar como serão constituidas as equipas, quais os critérios de selecção, qual a formação e equipamento que terão e se efectivamente estarão prontas para actuar no próximo Verão em condições de segurança e eficiência.

Anunciar a constituição de equipas sem avisar a ENB, leva a crer que a formação dos seus elementos não foi devidamente acautelada, sobretudo sabendo-se que existem limites para a capacidade que esta instituição tem em termos de número de formandos.

Também ficou por explicar em termos de equipamento e do próprio financiamento, como serão distribuidas as responsabilidades e os encargos, sabendo-se, desde já, que as verbas para o efeito são limitadas quer a nível central, quer autárquico.

Num anúncio em que as novidades escassearam, o aumento de efectivos surge como um mero paliativo que, devidamente analisado, não deixa de aparentar uma falta de planeamento que leva a apontar no sentido da simples demagogia.

Mais do que aumentar os efectivos, é necessário profissionalizar parcialmente os bombeiros existentes e, acima de tudo, dar a formação adequada, para o que é indispensável que relatórios dos quais poderiam ser tirados ensinamentos sejam imediatamente revelados.

Até estas questões estruturais e procedimentais serem devidamente ultrapassadas, não há medidas ou anúncios que devolvam a paz de espírito a todos quantos têm que arriscar a vida em prol do seu semelhante.

Sem comentários: