segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Falhas de linha telefónica e de energia: "router" e UPS


Image Hosted by ImageShack
Um "router" Linksys WRT54G3G-ST

Em todo o País, mas com especial incidência fora dos grandes centros urbanos, as falhas a nível de fornecimento de energia eléctrica e das próprias linhas telefónicas, essenciais para a transmissão de dados, obrigam a adoptar soluções alternativas, capazes de manter em funcionamento sistemas informáticos essenciais à produtividade de quem deles depende.

Mesmo sendo da responsabilidade dos prestadores de serviço assegurar a sua continuidade, acaba por ser dos clientes ou utilizadores a iniciativa de tomar medidas no sentido de se precaver contra falhas alheias.

As medidas de contingência devem, obviamente, ser planeadas de forma antecipada e passam pela aquisição de equipamentos que permitam manter a operação normal, mesmo que um pequeno decréscimo de "performance", em caso de falha de algum dos prestadores de serviços.

No caso de falhas eléctricas, mesmo para quem utiliza um computador portátil, portanto com autonomia, a aquisição de uma unidade de alimentação ininterrupta, tambem designada por UPS ou "uninterrupted power supply", é essencial, devido, sobretudo, às sobretensões e variações de corrente e à necessidade de manter em funcionamento outros equipamentos.

Uma UPS tem, ainda, a vantagem de aumentar a autonomia de um portátil, sendo que só após esta estar esgotada começara a usar a sua própria bateria.

Para evitar interrupções no acesso à Internet, sugere-se um sistema redundante, que utilize primariamente a banda larga, seja cabo ou ADSL, e possa, em caso de necessidade, usar os serviços de dados um operador móvel.

Actualmente, todos os operadores oferecer ligações de alta velocidade a preço cada vez mais competitivos, sendo, obviamente de verificar a cobertura efectiva, o que pode ser feito através dos respectivos "sites", ou recorrendo a um telemóvel de 3ª ou, preferencialmente, de 3.5ª geração, que dará algum tipo de indicação relativamente à capacidade da rede no local pretendido.

A nossa proposta vai no sentido de um "router" com possibilidade de usar uma conexão Ethernet a um modem de cabo ou ADSL, e com "slot" para uma placa de dados de um operador móvel pode ser uma solução, sendo disso exemplo o Linksys WRT54G3G-ST.

Para além de implementar um conjunto de funções de segurança, essenciais nos dias de hoje, este equipamento suporta até 4 computadores ligados via Ethernet por cabos, para além de permitir comunicações sem fios locais.

Mesmo sendo uma solução que, globalmente, atinge valores na ordem dos 400 euros, sem contar eventuais serviços de instalação, os custos em termos de perda de produtividade, de que os operadores tendem a não ressarcir os seus clientes, bem podem justificar o investimento deste montante.

Sem comentários: