sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Blueprints de veículos na Internet


Image Hosted by ImageShack
No link, "blueprint" de Land Rover com 951 pixels

Os desenhos esquemáticos, designados por "blueprints", são necessários para diversos projectos onde têm que ser incluidas vistas laterais, frontais ou superiores.

Um "site" inglês designado por "The Blueprints" dedica-se a recolher e disponibilizar este tipo de informação, incluindo na sua vasta colecção desde veículos a utensílios, passando por equipamentos militares ou aviões.

Embora a qualidade varie bastante, em função da resolução das imagens e do número de vistas de cada objecto, com uma limitação óbvia devido à falta de medidas dos desenhos, o material disponível pode ser de grande utilidade para quantos necessitem deste tipo de esquemas.

Adicionando uma grelha com as dimensões pretendidas, algo que vários programas de desenho gráfico permitem, torna-se mais fácil obter os desenhos na escala de trabalho pretendida, podendo para tal jogar com ampliações ou reduções dos esquemas originais.

O esquema que apresentamos, referente a um Land Rover Série 3 88", modelo Santana de 1975, altura em que eram idênticos aos seus congéneres ingleses, com a excepção de detalhes que não são relevantes para o efeito, permite uma ideia do que se pode encontrar neste "site" que aconselhamos, desde já, a visitar.

Sem comentários: