quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Corpo de Voluntários de Protecção Civil da Maia


Image Hosted by ImageShack
Insígnia dos Voluntários de Protecção Civil da Maia

O concelho da Maia tem sido exemplo do que de melhor se faz entre nós em termos de protecção civil e da cooperação entre as várias entidades que com ela podem colaborar.

Assim, é inteiramente justo que lhe seja dado o devido destaque através da publicação de um comunicado que o Corpo de Voluntários de Protecção Civil da Maia recentemente divulgou e que passamos a transcrever:

A Maia é um concelho destacado no panorama autárquico português e pioneiro em muitos aspectos do desenvolvimento social e da qualidade de vida das populações.

Na área do voluntariado, a
Maia apresenta–se também na senda do pioneirismo, com a utilização de cerca de 30 voluntários que se destacaram nas campanhas "Guerra aos Fogos Florestais" que decorreram na Maia nos Verões de 2005 e 2006.

Aproveitando a inércia destas campanhas, os voluntários têm vindo a participar noutras tarefas, com tal empenhamento e êxito que os levou a quererem organizar-se, num
Corpo de Voluntários de Protecção Civil da Maia, estrutura voluntária que foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo camarário em 11 de Novembro de 2006.

Assim, esta estrutura primeira e única oficialmente em Portugal (
Corpo de Voluntários de Protecção Civil da Maia) está legalmente oficializada não só pelo executivo camarário como foi anteriormente referido, mas também pelo SNBPC, CDOS - Porto / SNBPC, Governo Civil do Porto, Área Metropolitana do Porto e Associação Nacional de Municípios Portugueses.


Image Hosted by ImageShack
Alguns dos Voluntários de Protecção Civil da Maia

Aliás, como eventualmente é do conhecimento geral, o futuro, passa pela criação de Corpos de Voluntários a nível municipal, basta para isso consultar as propostas da Associação Nacional de Municípios.

O Corpo de Voluntários, que se integra na orgânica do Serviço Municipal de Protecção Civil da
C. M. da Maia, aposta sobretudo na prevenção para evitar a necessidade do socorro, para o que estão a receber formação.

Queremos no entanto dizer, que não estamos aqui para ocupar o lugar de quem quer que seja, mas sim, intervir numa segunda linha a ajudar-vos quando seja necessário.

Prevenir é o seu lema, mas... os Maiatos sabem que, quando a sorte não lhes sorri... estão sempre ao seu lado! Prontos a ajudar!

Esta estrutura é constituída por cerca de 30 voluntários, oriundos de diversas instituições como seja a
Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) na área do distrito do Porto, INEM, CDOS - Porto, Força Aérea, Bombeiros e outros sem qualquer tipo de ligação às áreas da prevenção, segurança e socorro, sendo no entanto a grande maioria dos elementos da CVP.

No entanto e para terminar queria deixar aqui outro lema deste Corpo de Voluntários, a saber:

O Mundo só pode ser / Melhor do que até aqui / Quando conseguires fazer / Mais p'los outros do que por ti !

Um bem haja para todos vós!

Cordiais Saudações

Eugénio Vieira - Adj. Coord. Protecção Civil da Maia
(ex. Comdt. Unidade de Socorro da CVP da Maia)

Sem comentários: