sábado, março 03, 2007

Sistema de extinção automático de fogo - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Sistema de extinção automático

Para situações nas quais o risco de incêndio de um veículo sejam de ter em conta, existem sistemas de extinção de fogo com mecanismos de activação automática, seja a partir do interior, seja do exterior do veículo.

Este tipo de equipamentos, obrigatório em competição, deve obedecer a normas rigorosas e estar devidamente homologado pela entidade que regula e supervisiona as situações nas quais o veículo será utilizado.

Falando de competição automóvel, a homologação será da Federation International de l'Automobile (FIA), mas, para outros efeitos, esta poderá ser obtida junto de outra entidade ou, mais facilmente, aceitar a aprovação da FIA como garante de conformidade.

No entanto, para quem tenha que utilizar um veículo em áreas onde existam incêndios, esta também pode, e provavelmente deve, ser uma opção a ter em conta.


Image Hosted by ImageShack
Outro modelo de sistema de extinção automático

Um sistema de extinção automático consiste num conjunto de peças que permitem enviar jactos na direcção de eventuais chamas para diversos pontos do veículos, como por exemplo, o compartimento do motor ou o habitáculo, bastando para tal accionar o comando do sistema.

A sequência de textos que vamos apresentar versa sobretudo os sistemas de accionamento mecânico, menos dispendiosos em termos de aquisição e de manutenção e mais fáceis de instalar, dado não implicarem qualquer ligação eléctrica, sendo a maior parte das observações válidas para modelos de accionamento eléctrico.

Ao longo deste conjunto de textos, vamos mostrar alguns detalhes dos modelos da Sparco e da OMP Racing, dois dos fabricantes mais conhecidos e que optaram no primeiro caso por um sistema duplo de extintores e no segundo por uma única unidade.

Lembramos que, por uma questão de mobilidade, a existência de um sistema de extinção automático não deve dispensar o conhecido extintor portátil, cujas características tornam, muitas vezes, insubstítuivel.

Sem comentários: