Sistema de extinção automático
Este tipo de equipamentos, obrigatório em competição, deve obedecer a normas rigorosas e estar devidamente homologado pela entidade que regula e supervisiona as situações nas quais o veículo será utilizado.
Falando de competição automóvel, a homologação será da Federation International de l'Automobile (FIA), mas, para outros efeitos, esta poderá ser obtida junto de outra entidade ou, mais facilmente, aceitar a aprovação da FIA como garante de conformidade.
No entanto, para quem tenha que utilizar um veículo em áreas onde existam incêndios, esta também pode, e provavelmente deve, ser uma opção a ter em conta.
Outro modelo de sistema de extinção automático
A sequência de textos que vamos apresentar versa sobretudo os sistemas de accionamento mecânico, menos dispendiosos em termos de aquisição e de manutenção e mais fáceis de instalar, dado não implicarem qualquer ligação eléctrica, sendo a maior parte das observações válidas para modelos de accionamento eléctrico.
Ao longo deste conjunto de textos, vamos mostrar alguns detalhes dos modelos da Sparco e da OMP Racing, dois dos fabricantes mais conhecidos e que optaram no primeiro caso por um sistema duplo de extintores e no segundo por uma única unidade.
Lembramos que, por uma questão de mobilidade, a existência de um sistema de extinção automático não deve dispensar o conhecido extintor portátil, cujas características tornam, muitas vezes, insubstítuivel.
Sem comentários:
Enviar um comentário