segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Fatos NBQ provenientes de excedentes militares


Image Hosted by ImageShack
Um dos modelos de fato NBQ: Mk IV

Os fatos de protecção química, tendencialmente dispendiosos, podem ser adquiridos como excedentes militares a um preço razoável, se com as devidas cautelas relativamente ao seu prazo de validade e cuidados no armazenamento.

Diversos exércitos europeus, como o Inglês, possuem armazenadas grandes quantidades destes fatos, que conferem protecção nuclear biológica e química, na eventualidade de um conflito, ataque terrorista ou acidente que obrigue à utilização deste tipo de equipamento.

O modelo mais comum em Inglaterra, o Mk IV NBC Protective Suit, destina-se a ser utilizado em conjunto com máscara, luvas e botas, oferecendo protecção adequada contra os agentes químicos utilizados em operações militares actualmente conhecidos.

Este fato confere protecção, após abertura dos sacos de vácuo onde está armazenado, por períodos que vão até um mês, mas em condições extremas, poderá ser usado apenas um único dia.

Para além da proteção química contra agentes tóxicos em forma líquida ou gasosa, a sua capacidade de evaporação permite a auto-descontaminação, conferindo ainda proteção retardante contra fogos convencionais e contra as ondas térmicas resultantes de uma explosão nuclear.

O Mk IV é constituido por casaco e calças, embalados separadamente em bolsas de vácuo e fecha-se através de fecho éclair e de sistemas de velcro, de modo a isolar corpo do utilizador.

O conjunto é feito em tecido duplo, com um material exterior que garante resistência física, à base de fibras poliamidas reforçadas e possui um tratamento à base de silicone que o torna impermeável e permite que agentes químicos não adiram à superfície.

A camada interna destina-se unicamente a conferir protecção química e inclui carvão activado para além de repelente de óleo em carbono, num tecido que retarda a acção do fogo.

No conjunto das duas embalagens, o Mk IV mede 310 x 160 x 140 mm e pesa 1.6 Kg, sendo vendido em lojas da especialidade ou no EBay inglês a preços que rondam a dezena de euros para unidades embaladas nos anos 90 até perto de quarenta para fatos recentes destinados ao conflito no Iraque.

Não sendo, obviamente, a solução ideal, pode ser um meio transitório de obviar a uma situação de falta de equipamento que se tarduz num risco adicional para quem tiver que intervir em situações já de sí particularmente perigosas.

1 comentário:

TiagoH disse...

ha que frisar que correr com este fato/mascara, pela tapada de mafra, nao tem piada nenhuma...