domingo, março 04, 2007

Sistema de extinção automático de fogo - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Sistema de extinção automatico da OMP

Na base destes sistemas, estão um ou dois extintores, com sistemas de fixação, de modo a ficarem firmemente presos no interior do habitáculo ou na zona de bagagem, com capacidades totais que ultrapassam os dois quilos de pó químico.

Para além dos extintores, o sistema inclui um conjunto de tubagens inífugas, de peças em metal que incluem "sprays", destinados a projectar o jacto na direcção das chamas, sendo depois previsto um sistema de accionamento.

O sistema de accionamento pode ser mecânico, sendo este o mais barato, ou eléctrico, tal como é utilizado na maioria dos veículos de competição e consistem, basicamente, numa válvula.

O sistema mecânico, tal como existe nos "kits" de que dispomos, baseia-se num conjunto de cabos de aço, devidamente isolados e revestidos, que estão ligados a um sistema de alavanca manual no interior do veículo ou a um manípulo no exterior, que devem ser puxados de modo a que o extintor seja accionado.


Image Hosted by ImageShack
Sistema de extinção automático da Sparco

Qualquer destes dois métodos de activação deve, só por si e independentemente do outro, activar o extintor, provocando o seu funcionamento.

O accionamento eléctrico, como o seu próprio nome indica, é feito através de um botão ou interruptor que acciona os extintores, sendo mais fácil de usar mas, na nossa opinião, mais sujeito a falhas dada a quase infalibilidade do sistema manual operado por cabos.

Em ambos os casos, antes de activar o sistema, é necessário remover a cavilha de segurança, tal como acontece com os extintores convencionais, sem o que este, obviamente, não funciona.

Existe a possibilidade de adquirir o conjunto completo, sob a forma de "kit", algo que aconselhamos, mas também é possível recorrer a um conjunto de peças individuais, algo que, podendo ser menos dispendioso, pode resultar numa menor fiabilidade de um sistema que, pelas funções a que se destina, deve oferecer um máximo de garantias de funcionamento sem problemas.

Nos próximos textos, a publicar a partir de amanhã, serão apresentadas fotografias de cada um dos componentes que constituem o "kit", de modo a que possam ser mais facilmente identificados.

Sem comentários: