sexta-feira, março 09, 2007

Sistema de extinção automático de fogo - 6ª parte


Image Hosted by ImageShack
Etiqueta de sistema da OMP

Tal como no caso de outros extintores, os cuidados de revisão e recarregamento devem ser observados de acordo com os prazos e normas previstas pelo fabricante, de modo a garantir o seu bom funcionamento e a manutenção das características do seu conteúdo.

No exemplo da etiqueta da OMP, são visíveis os dados técnicos, bem como o peso do equipamento e do conteúdo dos dois reservatórios, lote de fabrico, número de série e informação referente à homologação da Federation Internationale de l'Automobile.

De igual forma, dados semelhante podem ser vistos numa foto do modelo da Sparco publicada num texto anterior, sendo visível a informação relativa ao conteúdo dos extintores.


Image Hosted by ImageShack
Indicador de pressão de extintor da Sparco

Ambos os modelos têm um manómetro de pressão, semelhante ao dos extintores convencionais, podendo ser visto neste modelo da Sparco, com o ponteiro situado no verde, como sinónimo de uma pressão normal.

Estes modelos usam um concentrado Aqueous Film Forming Foam (AFFF) multi-uso, armazenado sob pressão com nitrogénio seco, devendo ser recarregados com um composto idêntico ao original, de modo a funcionarem correctamente.

Alterando o conteúdo ou a forma de enchimento, todo o sistema de extinção automático será comprometido, colocando em risco quem dele dependa em termos de segurança.

Assim, qualquer operação de manutenção deverá ser efectuada junto de empresas especializadas e os extintores não podem ser substituidos pelos modelos comuns, sob pena de não funcionarem ou mesmo de danificar as condutas e o sistema de aspersão.

Sem comentários: