terça-feira, março 06, 2007

Sistema de extinção automático de fogo - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Tubagem do sistema de aspersão

Para quem pretender usar componentes individuais, apresentamos, em maior detalhe, algumas imagens das várias peças que constituem este sistema, sempre ressalvando que será preferível optar por um "kit" de uma marca reputada.

Os tubos podem ser feitos numa única peça, que serve de passagem aos jactos provenientes do extintor e de isolamento, ou separados, com uma tubagem interna e uma manga externa para efeitos de protecção contra o fogo e que garante alguma resistência mecânica adicional.

Os sistemas da Sparco de da OMP adoptaram, também neste caso, métodos diferentes, com a Sparco a incluir mangas externas de protecção em separado.


Image Hosted by ImageShack
Revestimento para os tubos de pó químico

Para quem não possuir um "kit", pode, em substituição, usar tubos de borracha convencionais, adquiridos numa loja da especialidade, com o diametro apropriado e, eventualmente, protegê-los com uma manga em malha metálica, semelhante à utilizada nas canalizações domésticas.

Neste caso, devem ser escolhidos materiais resistentes, quer ao calor, quer em termos físicos, com a flexibilidade suficiente para dar as curvas necessárias, e com rigidez para poderem ser presos à estrututura do veículo sem que disso resulte alguma forma de estrangulamento.

Os tubos podem ser presos de várias formas, mas aconselhamos adoptar um processo que impeça qualquer tipo de movimento que afecte a direcção das saidas neles conectadas, pelo os simples atilhos devem ser evitados em favor de peças metálicas rígidas que envolvam as tubagens e sejam aparafusadas ao veículo.

Sem comentários: