quinta-feira, março 08, 2007

Sistema de extinção automático de fogo - 5ª parte


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Sistema de accionamento mecânico interno

O sistema de accionamento propriamente dito consiste numa alavanca ligada a duas válvulas que permite que o conteúdo dos extintores seja enviado sob pressão através das tubagens.

Esta peça deve ser firmemente aparafusada no interior do habitáculo ao alcance do condutor e acompanhante e numa posição que seja possível alcançar a alavanca a partir do próprio assento e com os cintos de segurança colocados, assumindo que, em caso de acidente, poderá não ser possível aos ocupantes mudar de posição.

Logicamente, só após a remoção da cavilha de segurança de ambos os extintores é que a alavanca do sistema de accionamento fica operacional, pois a cavilha trava o próprio movimento da alavanca.

É de notar também o sistema de conexão e de ligação ao cabo em aço que permite o accionamento do sistema a partir do exterior do veículo, que se encontra na parte central desta peça e incluiu uma guia e uma porca de fixação.


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Sistema de accionamento mecânico externo

O comando exterior não é mais do que um cabo de aço, devidamente revestido, e que termina num manípulo que permite puxá-lo com facilidade e em segurança, sendo a extremidade ligada ao sistema de alavanca que se pode ver na imagem.

Normalmente, e obrigatório em veículos de competição, este manípulo deve estar assinalado com um autolocante, que disponibilizaremos proximamente, que inclui a letra "E" dentro de um círculo vermelho, estando perto do comando externo do corte de corrente eléctrica, quando este esteja instalado.

Tipicamente, este tipo de comandos de emergência costuma encontrar-se do lado esquerdo do veículo, perto do pára-brisas, sendo aconselhável colocá-lo onde estejamos habituados a vê-lo, dado que tal permite um socorro mais rápido.

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