quarta-feira, março 07, 2007

Sistema de extinção automático de fogo - 4ª parte


Image Hosted by ImageShack
Peça metálica terminal em "L"

As peças metálicas servem para efeitos de projecção do conteúdo dos extindores, mas também, em alguns casos, para permitir a ligação de mais um segmento de tubagens.

Estas peças são em "T", quando se destinem a dar passagem, para além de provocar um efeito de jacto, e em "L", quando estejam no fim da cadeia.

Em ambos os casos, a "perna" mais sextavada do "L" e a que fica no centro do "T" destinam-se a efectuar a projecção do jacto em direcção das chamas, pelo que devem ser orientadas com o máximo cuidado de modo a maximizar o efeito.

Tendo em conta que existem duas saídas em ambos os sistemas apresentados, seja com dois extintores individuais ou com um duplo, teremos dois "L", para o fim de cada uma, e diversos "T" intermédios, de acordo com o trajecto escolhido para a passagem do tubo.


Image Hosted by ImageShack
Peça metálica em T para um prolongamento

Tipicamente, uma das saidas irá para o compartimento do motor e a outra para o habitáculo, sendo de prever entre duas a quatro saídas em cada um deles, dependendo do modelo do veículo e da possibilidade ou necessidade de espalhar a solução aquosa por todo o interior.

Este planeamento deve ser feito antecipadamente, com o máximo de cuidado de modo a evitar dobras pronunciadas nos tubos flexíveis e a que os jactos abranjam a máxima área possível, com especial incidência para as que sejam mais susceptíveis de se incendiarem.

Dado que cada modelo de veículo é um caso específico, apenas aconselhamos a observar com atenção as especificações do fabricante e a planear com o auxílio de um especialista na matéria a instalação de todo o sistema em cada veículo de acordo com as características e com os factores de risco do mesmo.

Sem comentários: