A Força Aérea substitui oficialmente na próxima sexta-feira os helicópteros SA-330 Puma, que iniciaram a sua carreira no tempo da guerra colonial, pelos novos EH101 Merlin.
Os 12 EH101 vão cumprir missões de busca e salvamento, fiscalização das pescas, resgate em teatros de guerra e transporte e serão integrados na Esquadra 751, que começa a operar apenas com 6 helicópteros e exclusivamente no Continente.
No entanto, e para além das vantagens dos Merlin, subsiste ainda a questão do reaproveitamento dos Puma a nível de missões integradas na Protecção Civil, algo que foi por diversas vezes abordado sem se chegar a uma conclusão defenitiva.
Embora com custos de operação superior ao dos novos helicópteros, os Puma oferecem uma boa capacidade de carga, fiabilidade e flexibilidade na utilização, pelo que a sua imobilização e consequente desperdício, no actual quadro de crise económica, seria injustificável, sobretudo quando podem ser adaptados a outras missões, como o combate aos incêndios ou o transporte de sapadores aerotransportados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Ola
Gostava de fazer voluntariado, nomeadamente na floresta.
Tenho apenas 15 anos, mas muita vontade e muito espirito de equipa.
contacto: luxemburguesa_luxi@hotmail.com
Enviar um comentário