quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Bargão dos Santos vai presidir ao SNBPC


Image Hosted by Imageshack
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais revelou hoje ter sido informado oficialmente pelo secretário de Estado da Administração Interna de que o próximo presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil será o major general Bargão dos Santos, após ter sido recebido por Ascenso Simões, num encontro para analisar a actual situação do sector.

A decisão, de que há muito havia indícios, agradou à ANBP, que diz ter "as melhores referências do general" e que Bargão dos Santos tem "todos os atributos para prestar um bom serviço aos bombeiros e à protecção civil".

"Achamos que é preciso juntar a experiência e organização da estrutura militar com aquilo que há de bom na estrutura civil e penso que estão reunidas as condições para que isso possa ser feito e penso que a questão não está na direcção do serviço, está também na operacionalidade do socorro", sublinhou Fernando Curto, para quem há necessidade de uma reorganização no SNBPC, principalmente no que tem a ver com a questão operacional e de socorro, a nível do comandante nacional e distritais.

Contactada hoje pela Agência Lusa, fonte do Ministério da Administração Interna não se mostrou disponível para adiantar mais pormenores sobre esta matéria, explicando apenas que o anúncio do novo presidente do SNBPC seria feito em altura a determinar.

Já se sabia que a ANBP era favorável a esta nomeação, ao contrário da LBP e da ANMP, mas o anúncio de uma decisão que deveria ser feito pelo Ministério da tutela, por parte do Presidente de uma Associação, é, no mínimo, incompreensível e necessita de ser clarificada.

nos pronunciamos sobre esta nomeação, e reafirmamos que não pode ser o facto de ser militar a influir na nomeação de um Presidente do SNBPC, mas devemos alertar para a morosidade do processo e estranhar que, caso o indigitado já tenha aceite, continue a adiar-se a substituição da actual equipa deste Serviço, demasiadamente fragilizada após os eventos do Verão passado e as conclusões do actual Presidente.

Dado que o tempo de preparação para a completa reorganização que se impõe começa a escassear, sobretudo tendo em conta a necessidade de preparar convenientemente a próxima época de Verão, torna-se urgente efectuar desde já as necessárias nomeações escolhendo, preferencialmente, elementos não provenientes da actual estrutura do SNBPC.

Sem comentários: