sexta-feira, janeiro 27, 2006

Municípios e LBP contra e ANBP a favor de militar à frente da Protecção Civil


Image Hosted by Imageshack
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) prefere um civil como novo presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) tendo transmitido essa posição ao Governo, face à eventual nomeação do médico militar Bargão dos Santos para o cargo.

Assegurando que nem a ANMP nem o próprio têm nada contra o major general Bargão dos Santos, Jaime Soares afirmou que "o que nos surpreende, para além da forma como o processso está a ser tratado, é a tendência dos governos indicarem um militar para presidir ao SNBPC, que até é uma instituição da sociedade civil, quando existem pessoas na nossa sociedade com conhecimento mais profundo e adequado para o desempenho da função".

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) tem uma posição semelhante à da Associação Nacional de Munícipios Portugueses quanto à proposta do Governo para presidente do SNBPC, salientando que "a LBP não é favorável à nomeação do médico militar Bargão dos Santos para a função".

"Não temos nada contra os militares ou a personalidade em causa, mas entendemos que o currículo do major general Bargão dos Santos não basta, pois não tem relação com o sector da Protecção Civil", adiantou Rama da Silva, dirigente da LBP.

Na opinião da LBP, "o SNBPC é uma estrutura civil e, como tal, não faz sentido ser dirigida por um militar, pois também o Governo não nomeia um civil para dirigir uma unidade militar", pelo que deveria ser escolhida para presidente do SNBPC uma personalidade do próprio sector da Protecção Civil.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais defende a eventual nomeação de Bargão dos Santos para novo presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, realçando que "além de militar, é médico e gestor".

A ANBP espera que "o futuro presidente consiga organizar o SNBPC e reestruturar o actual sistema de comando operacional".

Falta, ainda, a posição da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários relativamente a esta questão que parece dividir as entidades que maior interdependência têm com o SNBPC.

É nossa opinião que, em caso algum, o facto de ser militar deve ser usado como argumento, quer a favor, quer contra a nomeação de Bargão dos Santos, sobretudo de atentarmos ao facto de ser um oficial-médico, cuja formação e carreira apresenta diferenças significativas relativamente a outros dirigentes que, como ele, provêm do Exército.

Embora se possa argumentar com a falta de experiência prévia deste militar no Sector da Protecção Civil, o actual estado do SNBPC, onde predominam facções e conflitos internos, leva-nos a crer que terá de ser nomeado alguém proveniente do exterior como factor de futura unificação e coordenação e garante da modernização do socorro em Portugal.

Assim, mesmo que se possa questionar esta escolha, dificilmente se poderá encontrar um especialista nesta área com a independência e autonomia necessária para reestruturar o SNBPC, mas sem qualquer vínculo prévio a este Serviço, pelo que estamos mais dispostos a aceitar uma menor experiencia na área do socorro, do que o comprometimento com a situação pantanosa em que esta se encontra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Relativamente à nomeação do Sr. major general Bargão dos Santos para Presidente do SNBPC, a APBV - Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários irá, dentro em breve, apresentar a sua posição através de um comunicado.

Saudações Humanitárias
Paulo Jesus