terça-feira, janeiro 24, 2006

Google News em português


Image Hosted by Imageshack
Site do Google News

Foi apresentado em 2002, em versão inglesa e sobretudo com notícias referente aos Estados Unidos, mas veio a expandir-se e actualmente o Google News já dispõe de uma versão portuguesa.

Mais importante ainda, a edição refere-se a Portugal e não, como tantas vezes acontece, a países de língua portuguesa onde a primazia é, normalmente, dada ao Brasil, onde o número de habitantes é superior ao nosso.

O Google News, que sai agora da versão Beta, tem capacidade de se aperceber da localização do computador que acede, com base na configuração escolhida pelo utilizador, selecionando as notícias referentes ao país em que este reside.

Este sistema, que lê as notícias a partir de diversos "sites" como o do O Correio da Manhã ou o do Portugal Diário, permite uma personalização por parte de cada leitor, bem como a configuração de alertas que informem da existência de novidades.

No entanto, a caraterística que nos surge como a mais importante, é o agrupar notícias relacionadas, de modo a que seja possível obter diversas perspectivas sobre um mesmo assunto, comparando o que dizem os vários jornais.

Trata-se de um produto interessante, capaz de centralizar num único "site" uma enorme quantidade de informação, tendo como base os sistemas de pesquisa do Google e particularmente útil para quem não tem tempo para pesquisar a Internet à procura de uma só notícia.

Sem comentários: