sábado, janeiro 28, 2006

Google Earth Plus e suporte de GPS NMEA


Image Hosted by Imageshack
Écran de Google Earth Plus

Na sua versão Plus, disponível para quem pagar uma subscrição de USD 20.00 anuais, o Google Earth inclui o suporte para duas populares marcas de GPS, a Garmin e a Magellan.

Embora nos écrans de ajuda haja uma menção para uma compatibilidade com a maioria dos modelos destas marcas, a verdade é que nem todos são compatíveis, nomeadamente aqueles que não utilizam os protocolos proprietários destes fabricantes ou quando fornecem dados em formato NMEA-National Marine Electronics Association.

Recentemente, colocados a questão à Google, dado que a maioria dos GPS com ligação USB ou Série e muitos dos equipamentos de outras marcas não são suportados, tendo recebido a seguinte resposta:

Thank you for your feedback on how we can make our software a more efficient and enjoyable product. We appreciate your thoughtful suggestion, and we'll pass it along to our product development team for future consideration.

Conforme referimos à Google, a nossa ideia é a de substituir os programas de orientação convencionais, como o OziExplorer, por uma solução "on-line", baseada no Google Earth e numa ligação à Internet via GPRS, de forma a aliar as vantagens do rigor das das imagens satélite à mobilidade de um acesso sem fios.

É essencial, a nosso ver, que o standard NMEA seja incluido de imediato, abrindo assim as portas aos inúmeros modelos que suportam este protocolo e que se encontram amplamente difundidos entre os utilizadores de computadores pessoais, exactamente a plataforma a que se destina o Google Earth.

Sem esta característica, a vantagem principal da subscrição do serviço inerente ao Google Earth Plus perde-se para a maior parte dos possuidores de GPS ligados a computadores pessoais, com um óbvio prejuizo financeiro para a Google que vê diminuidas as receitas provenientes deste produto.

Sem comentários: