sábado, agosto 07, 2021

Land Rover Owners de Setembro de 2021 já nas bancas

Já se pode adquirir nos pontos de venda habituais a edição de Setembro de 2021 da Land Rover Owners International, com o destaque a recair no que foi chamado pelos editores como o Defender 110 perfeito, dada a qualidade da sua reconstrução, resultando num veículo com melhores características e acabamentos do que na altura em que saiu de fábrica.

Também um antigo Serie 2A com compressor, elevando substancialmente a potência do motor, o teste fora de estrada de um dos novos Defender, neste caso com um motor V8 a debitar 518 CV, justificam a presença na capa, mas um Serie 3 com o célebre atrelado Sankey, ambos de proveniência militar, dão origem a artigos igualmente interessantes.

Uma curiosa e fascinante colecção de 50 Range Rover Classic, propriedade de um particular, as expedições, neste caso concreto nas costas Atlânticas da Cornualha, e um interessante artigo sobre as 10 ferramentas essenciais numa garagem particular, e que, podem depender do modelo de veículo exacto, merecem igualmente uma leitura atenta.

Como sempre, estão incluídas as secções habituais, e as nossas preferências vão para a apresentação de novos artigos e produtos, bem como para a secção técnica, onde se incluem a reposição dos limpa para-brisas dos Defender, incluindo cablagem, mas também as actividades dos clubes e a participação dos leitores, do que resulta uma revista muito mais interactiva e que vai de encontro aos adeptor da marca.

sexta-feira, agosto 06, 2021

Écrans de 22" "grau A" - 1ª parte

Não obstante não se encontrar entre os requisitos exigidos, um écran com melhores características é essencial para que a experiência proporcionada pelo Windows 11 seja a adequada, sendo aconselháveis resoluções elevadas e maiores dimensões do que aquelas que se usam no Windows 10.

Obviamente, existem inúmeras soluções, entre estas oferecendo uma boa relação entre a qualidade e o preço, disponíveis no mercado, mas, para quem tenha limitações orçamentais, ou não pretenda investir mais de uma centena de Euros, ainda é possível encontrar modelos com características interessantes com écrans de 21" ou 22" por perto de metade desse valor dentro do espaço comunitário.

Entre os requisitos que consideramos essenciais encontram-se a aquisição ser efectuada num país da Comunidade Europeia, evitando o pagamento de direitos alfandegários, bem como os encargos daí resultantes e a demora na entrega, e terem sido recondicionados ou encontrarem-se dentro da classificação de "grau A", atribuita a equipamentos em muito boas condições.

Este grau traduz num estado recondicionado, em condições de funcionamento semelhantes aos de um equipamento novo e com marcas de uso insignificantes, podendo ser difícil de distinguir de um equipamento saído de fábrica, distinguindo-se, muitas vezes, pela forma de empacotamento, não original, e por ser de um modelo que já não é fabricado.

quinta-feira, agosto 05, 2021

Polícia vai ter "body cams" - 5ª parte

Apesar de cada vez mais frequente assistirmos ao incumprimento da legislação por parte do próprio Governo, e as restrições impostas recentemente, sem o respaldo do "Estado de Emergência" são o exemplo mais conhecido, a possibilidade de haver contestação judicial por parte de quem se sinta penalizado é quase inevitável, podendo resultar na anulação de provas e, eventualmente, na inutilidade deste meio para fins judiciais.

Tipicamente, a legislação portuguesa é de baixa qualidade, com demasiadas falhas, contradições e mesmo impossibilidade prática de efectivo cumprimento, podendo conflituar com outras disposições legais, seja nacionais, seja europeias, e, infelizmente, do que sabemos, o projecto que pretende autorizar o uso des "body cams" não escapa a esta regra, podendo comprometer a sua utilização prática, impossibilitando o uso dos dados recolhidos como prova.

Esperamos que, tal como sucedeu na primeira iniciativa para o uso deste tipo de equipamento, não estejamos diante de mais um desperdício do dinheiro dos contribuintes, adquirindo não apenas as "body cam", mas também pagando a quem desenvolveu a legislação, enquanto se compromete a segurança funcional que seria de esperar caso este fosse um novo recurso capaz de garantir uma maior transparência na acção policial.

A menos que as câmaras estejam permanentemente ligadas e exista registo e controle da sua actividade, bem como acesso condicionado às imagens e som recolhidos, que seriam apenas acessíveis mediante autorização judicial, esta bem pode ser mais uma medida inútil, geradora de despesas e conflitos e potencialmente impossível de utilizar em tribunal, derrotando todos os seus propósitos.

quarta-feira, agosto 04, 2021

Opera 78 final já disponível

Já se encontra disponível para descarga e instalação a versão final do Opera 78, devendo, nesta altura, ficar com a compilação 78.0.4093.112, com todo o processo de actualização a ser efectuado de forma automática e com grande rapidez, mantendo todas as configurações do utilizador intactas.

Apesar de o essencial serem as melhorias internas, no código, e que, portanto, tal será pouco perceptível, os programadores chamam a atenção para o conjunto de funcionalidades que consideram mais diferenciadoras, algumas conhecidas, outras que surgem com novidades.

O "pop-up" para vídeo chamadas, tal como acontece com o reprodutor de outros vídeos, e lembramos que o Opera pode ter activos clientes para diferentes plataformas, como o Whatsapp ou o Messenger, será o mais interessante, facilitando este tipo de interacção mesmo durante outras tarefas, com o posicionamento e dimensionamento muito simples de determinar.

Apesar de não serem novas, voltam a ser destacadas a possibilidade de uma sincronização simples entre dispositivos fixos e móveis, o "player" colocado na barra lateral, facilitando o acesso, bem como os "pinboards", um sistema que permite, de forma simples, guardar conjuntos de dados de modo a poderem ser facilmente acedidos e utilizados no futuro.

terça-feira, agosto 03, 2021

Polícia vai ter "body cams" - 4ª parte

Esta base de dados, que incluirá registos e dados tem, naturalmente, que ser particularmente segura, com todo o trajecto da informação a ser auditável, evitando fugas e, caso tal existam, identificando os responsáveis, necessitando de ser implementadas todas as rotinas que protejam a informação sensível que contêm e que, para além dos directamente envolvidos, pode incluir terceiros que apenas se encontravam nas proximidades.

A manutenção das bases de dados, bem como a destruição destes, caso se revelem inúteis, sem propósito que sustente a sua conservação, tem igualmente que ser devidamente equacionada, sendo certo que, numa grande parte das gravações, o seu conteúdo nunca terá utilidade, podendo por em causa a privacidade de terceiros.

Existe legislação que abrange todo o tipo de recolha e registo de informação, cujo cumprimento é essencial, mas que pode, em casos específicos, entrar em conflito com a necessidade de não divulgar conteúdos, pelo que a acesibilidade dos cidadãos a estes dados pessoais terá que ser limitada, num equilíbrio complexo e que, sem dúvida, levará ao esgrimir de muitos argumentos legais.

Mais grave do que as contradições e a própria inexequibilidade da legislação proposta pelo Governo, o facto de esta nem sequer ter sido enviada à Comissão Nacional de Protecção de Dados, que era suposto dar o respectivo parecer, abre mais uma brecha legal, podendo comprometer todo o processo legislativo, caso esta defeciência não seja suprida.

segunda-feira, agosto 02, 2021

"Phishing" em dois passos mais frequente - 2ª parte

Convém ter activado, para além do nível de segurança mais elevado que a plataforma permita, os alertas de "login", que informam o utilizador quando alguém tenta, com ou sem sucesso, aceder à conta, o que permite agir imediatamente, mudando os códigos de imediato, caso perceba que estes se encontram comprometidos.

Caso tal suceda, a recuperação da conta pode revelar-se complexa, dependendo do número de dados e documentos a que os intrusos possam ter acedido e guardado, mas existem mecanismos, os quais, normalmente, implicam o processamento manual de documentos enviados pelo utilizador e um conjunto de verificações, incluindo do local de acesso.

Infelizmente, o "phishing" tem vindo a evoluir, tornando-se cada vez mais convincente e tirando partido na nova realidade pós-Covid, mas, por outro lado, existem mais defesas, que necessitam de ser activadas, com as plataformas a reconhecerem, quase sempre, quando uma mensagem é ilegítima ou fraudulenta, isolando-a das restantes e alertando o utilizador para os perigos inerentes à sua abertura.

No entanto, mais do que a tecnologia, é a educação e o conhecimento que melhor protege os utilizadores, pelo que, em caso de dúvida, a prudência deve sempre prevalecer, independentemente dos argumentos utilizados, sendo de, em caso de necessidade, contactar autoridades ou especialistas, nunca acedendo a uma ligação incluída numa mensagem sem ter a certeza legitimidade de quem a envia.

domingo, agosto 01, 2021

112 inoperacional com falha de energia - 2ª parte

Apesar de esta falha ter tido uma duração que se pode considerar curta, inferior a uma hora, tendo em conta o número de chamadas horárias para o serviço de atendimento, serão numerosas aquelas que não terão sido atendidas, ou o foram tardiamente, bem como as consequências daí resultantes, que, naturalmente, devem ser devidamente auditadas.

É absolutamente inaceitável que, por uma simples falha de energia, mesmo que extensa ou generalizada, o 112 deixe de funcionar, com consequências que todos podemos imaginar, revelando a fragilidade de um componente essencial ao socorro, concretamente a sua principal via de acesso, expondo a um perigo grave toda a população, tal como não podemos aceitar que tal passe de forma quase desapercebida e não se apurem imediatamente responsabilidades.

Infelizmente, em Portugal parece não haver qualquer tipo de responsabilização, a nenhum nível, optando-se por encontrar o que se pode designar por bodes espiatórios, personificados por técnicos intermédios que, quase sempre, nada podiam fazer para evitar o problema que as hierarquias imediatamente lhes atribuem, quase sempre como resultado de uma auditoria interna, feita a pedido os principais interessados, e que, basicamente, visa apenas protegê-los.

Nunca saberemos as verdadeiras consequências desta falha no 112 e sistema redundate, nem prevemos que sejam implementadas medidas no sentido de tal situação se repetir, sendo que, quase certamente, irá surgir, de forma discreta, um relatório inconclusivo onde algum tipo de responsabilização pode, no limite, recair num conjunto de factores considerados imponderáveis mas que, com planeamento, seram obrigatoriamente previstos.