sábado, janeiro 09, 2021

A câmara de vigilância Guudgo 1080P - 3ª parte

A alimentação é proporcionada por uma fonte externa, com saída a 12 volts, e, por ter baixo consumo, pode-se optar pela ligação a uma bateria, o que autonomiza o sistema, seja em termos de instalação, seja como forma de o manter activo caso falhe a energia.

Dispondo de uma ligação 4G e uma bateria autónoma, mesmo em caso de falha eléctrica, que tipicamente afecta a infra estrutura de rede, a câmara mantém-se activa, enviando dados via rede móvel e armazenando-os internamente no cartão de memória do tipo micro SD e com capacidade até 128 Gb.

A câmara suporta controle via dispositivos Android, IOS, NVR, e computadores pessoais, permite actualizações da programação interna "online", e pode, simultaneamente, armazenar dados internamente ou na "cloud", resultando numa elevada segurança para os dados recolhidos, estando disponíveis diversas funcionalidades, como a detecção inteligente de movimentos, ligação entre vídeos e fotos, envio de alarmes para dispositivos móveis

O preço ronda a trintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, o que pode implicar o pagamento de IVA, bem como do processo de desalfandegamento, sendo, ainda, de prever uma entrega algo morosa, na ordem dos dois meses, pelo que, mesmo tendo em conta as interessantes características técnicas deste equipamento, uma aquisição deve ser equacionada com cautela.

sexta-feira, janeiro 08, 2021

Número de contágios aumenta uma semana após o Natal - 3ª parte

Pior, esta diferença envia uma mensagem errada, incoerente e confusa, pondo em evidência um rumo errático, óbvia consequência de uma manifesta incapacidade política e do fracasso comunicacional que foi diminuindo a confiança das populações em quem deve, em termos práticos, estabelecer as orientações técnicas e que se vê suplantada pela tutela política, que segue interesses completamente distintos.

Num Governo onde ninguém assume responsabilidades, que passam inevitavelmente para terceiros, espera-se que as causas de um aumento de contágios e da mortalidade seja atribuída ao expectável comportamento dos cidadãos a quem, após meses de duras restrições, foi permitida uma liberdade que, inevitavelmente aproveitariam, eventualmente com menos cuidado do que seria adequado.

Desta forma, e num cenário que todos previam, da falta de direcção política, e da sua capacidade de, mesmo correndo o risco de uma perda de popularidade e de alguma transgressões, que implicariam algum tipo de repressão, para além de fazer recair no comportamento individual a falta de liderança, existe a penalização acrescida das inevitáveis consequências que a todos atingem, e não apenas aos mais imprudentes, pelo que estamos diante de uma pseudo punição que se revela particularmente injusta.

A evolução dos números, a introdução de medidas de contigência nos hospitais, prejudicando seriamente o atendimento e tratamento dos restantes utentes, com consequências que sabemos serem particularmente graves, facto indesmentível e confirmado por 2020 ter sido o ano de maior mortalidade em Portugal desde já uma centena de anos, é prova de que uma condução política incapaz apenas pode levar à desgraça, podendo atingir contornos criminais tal o tipo de decisões tomadas.

quinta-feira, janeiro 07, 2021

A câmara de vigilância Guudgo 1080P - 2ª parte

Esta câmara possuir um altifalante interno de 4 ohm/5W, um microfone interno, de -36dB, pelo que pode ser utilizado como um sistema de comunicação bidirecional, e suporta compressão de áudio AAC para efeitos de comunicação e gravação.

É suportada compressão de vídeo H.264, frequências de 50 e 60Hz, com o vídeo 1080P a poder ser gravado em até 30 imagens por segundo, estando presentes funcionalidades como o equilíbrio de brancos e compensação de fundos de modo automático.

Uma das características mais interessantes desta câmara é o suporte para redes de dados móveis, incluindo-se aqui redes 4G, para o que é necessário utilizar um cartão SIM e contratualizar o serviço com um operador, sendo esta uma alternativa quando as restantes conexões deixam de estar funcionais.

Para além de dados móveis, é possível recorrer a ligação via Ethernet, com e sem fios, sendo que no primeiro caso são suportadas as velocidades de 10 e 100 Mb/s, enquanto na segunda suporta a frequência de 2.4G e os protocolos IEEE 802.11b/g/n, compatibilizando a câmara com a maioria dos "routers" do mercado.

quarta-feira, janeiro 06, 2021

Número de contágios aumenta uma semana após o Natal - 2ª parte

Por exemplo, a chegada da vacina e o início do programa de vacinação, mesmo tendo em conta que vai demorar a abranger toda a população, pode ter como consequência, mesmo que de forma inconsciente, um baixar da guarda e o adoptar procedimentos menos cuidadosos ou rigorosos, do que facilmente resulta um maior perigo para quem muda de comportamento e um aumento do número de infecções.

É de notar que o aumento do número de vítimas mortais ainda não se faz sentir, por estes serem diferidos no tempo relativamente às infecções, mas podemos esperar que uma subida semelhante, em termos percentuais, de acordo com os modelos matemáticos utilizados, possa ocorrer dentro de poucas semanas.

Naturalmente, as restrições severas impostas na altura da passagem de ano, e que em muitos casos serão contornadas, através do recurso a festas particulares ou estadias em unidades hoteleiras, por exemplo, de forma alguma compensam o agravamento verificado durante o Natal, podendo nem se sentir o efeito destas devido à proximidade entre estas datas e o diferimento no tempo das consequências do período de maior liberdade.

Sobrepondo-se o perído em que se verificam os efeitos do Natal com a passagem de ano, o mais provável é que, depois de um pico no número de infecções, já no início de Janeiro, pode transparecer a ideia de que as restrições forma pouco eficazes, limitando-se a penalizar quem pretendia comemorar a entrada num novo ano e quem necessita destes festejos para a sua sustentabilidade económica.

terça-feira, janeiro 05, 2021

Pré-pagamento de direitos nas importações do Reino Unido - 2ª parte

Existem, no entanto, algumas excepções, nomeadamente para encomendas de menor valor, cujo montante seja inferior a 22 Euros, quando enviado por uma empresa e 45 se por um particular, e, neste caso, não havendo IVA nem no país de origem, nem no de destino, o preço de compras deste montante ou inferior a partir do Reino Unido, deveria baixar, correspondendo ao valor do IVA que não é pago.

Outra situação será a dos bens em segunda mão, que, não pagando IVA em transações intra-comunitários, serão agora penalizados, porque o desconto do IVA no Reino Unido, onde deixa este imposto de ser aplicável, é inexistente, pelo que será de prever um acréscimo de preço substancial na importação de artigos usados, correspondendo, pelo menos, ao valor do IVA aplicado sobre o valor da compra e do transporte.

Naturalmente, de acordo com o valor total, mas também com o tipo de bem adquirido, existirão variações, sendo de ter em atenção que existe regimes especiais sobre produtos específicos, alguns dos quais são taxados de forma distinta ou para os quais existem regras de importação ou admissão particulares, as quais devem ser sempre observadas.

Não obstante o Brexit ter como consequência uma inevitável subida de preços no curto para que, a partir de um país da União Europeia, faça compras no Reino Unido, as alterações que esta nova realidade irão provocar em ambos os mercados e nas respectivas moedas, cuja taxa cambial pode variar significativamente, iremos assistir a ajustes e compensações que, dentro de alguns meses, permitirão avaliar melhor todos os impactos resultantes desta saída e subsquente negociação.

segunda-feira, janeiro 04, 2021

Número de contágios aumenta uma semana após o Natal - 1ª parte

Com os números de novas infecções a ficar, nos últimos dias, entre os 6.000 e os 7.000, não podemos deixar de fazer uma ligação ao período de Natal, durante o qual houve um alívio de restrições, e que, segundo os especialistas, resultaria num aumento de contágios, com todas as consequências que daí, inevitavelmente, advêm.

Pouco mais de uma semana após o Natal, correspondendo ao período necessário para que os sintomas de uma infecção se sintam, era de prever que os números piorassem de forma substancial, sendo certo que, com a diminuição de testes, como consequência do período festivo, diminuiu substancialmente, o que pode esconder uma situação bastante mais grave do que a que resulta dos números conhecidos.

Existirá, portanto, uma "cifra negra", que decorre do menor número de testes realizados após o Natal, bem como em atrasos no processamento dos mesmos e introdução de dados no sistema informático que gere estes dados, algo normal numa época em que os recursos humanos disponíveis diminuem, obrigando a um redirecionamento dos efectivos disponíveis no sentido de responder a necessidades mais prementes.

Esta consequência era esperada por todos quantos analizam os números e recorrem a modelos matemáticos que permitem obter projecções que, mesmo sendo falíveis por dependerem de um conjunto de imponderáveis, alguns tão difíceis de prever como o estado do tempo ou uma simples evolução científica ou tecnológica que pode ser interpretada de forma inesperada, apontavam decididamente no sentido do agravamento da situação pandémica em Portugal.

domingo, janeiro 03, 2021

A câmara de vigilância Guudgo 1080P - 1ª parte

As câmaras de vigilância sem fios, com ligação via IP, têm vindo a evoluir de forma muito significativa, representando hoje uma das soluções de segurança mais económicas e funcionais que se pode instalar, sempre tendo em conta a existência de um conjunto de normas legais que devem ser observadas e cumpridas escrupulosamente.

O modelo que hoje descrevemos, a Guudgo 1080P, destina-se a uso exterior, suportando chuva e vento e podendo operar em temperaturas entre os -10º e os 50º, tendo capacidade de iluminação de espaços através de luz branca, com alcance de 20 metros, e por infra-vermelhos, até aos 30 metros.

Esta câmara, muito polivalente e sofisticada, é de fácil instalação, para quem tenha um mínimo de experiência em informática, e tem como base um conjunto de integrados recentes, de elevado desempenho, que, pensamos, respondem adequadamente à maioria dos requisitos para um equipamento deste tipo.

O sensor de 1/2.7" do tipo CMOS suporta resoluções até 1920 x 1080 pixels, correspondente a 2MP, tem lentes com foco fixo de 4, 6, e 8 milímetros e ângulos de visão, na opção de 4mm de 78º horizontais, 64º verticais e 100 na diagonal, funcionando com um mínimo de 0.01 Lux.