sábado, maio 15, 2021

Degrau de acesso ao tejadilho para Defender

A LR Challenge 4×4, um fabricante de acessórios para todo o terreno de origem inglesa, desenvolveu um degrau que permite um acesso mais fácil a uma grade de tejadilho, partindo do guarda lamas dianteiro que, para o efeito, deve ser reforçado com uma placa de protecção.

Este degrau destina-se aos Defender desde os Tdi, passando pelos Td5 e terminando nos TD4 Puma, sendo fabricado em aço texturado, cortado a laser, com revestimento a pó de cor preta, sendo fixo na base do parabrisas, subsituindo a actual peça de ligação deste com a estrutura ou antepara do veículo, que, em inglês e na gíria da marca, se designa por "bulkhead".

Este é um produto de alta qualidade, muito resistente, como se impõe, e de fácil instalação, embora um pouco trabalhosa, dado que requer o acesso ao interior do pilar, implicando alguns trabalhos de desmontagem e remontagem, e que cumpre bem a função a que se destina, transmitindo confiança a quem pisa este degrau.

O preço deste degrau, incluindo todo o conjunto de peças e acessórios destinados à respectiva fixação, é de 99 Libras, incluindo portes internacionais, estando disponível para o lado esquerdo do veículo, oposto ao do condutor em Inglaterra, mas que, em Portugal, é o lado de quem conduz, o que pode reduzir um pouco a visibilidade em ângulos específicos.

sexta-feira, maio 14, 2021

Tarifa social de Internet anunciada para Julho - 3ª parte

É, ainda de salientar que em muitos locais onde esta nova tarifa pode ser utilizada, o acesso à Internet pode não ser funcional, como sucede em boa parte do Interior do país, não permitindo a sua utilização prática, sendo perfeitamente possível que grande parte do "plafond" se perca devido a falta de qualidade da rede.

Nesta vertente, manifestamente, ainda falta muito para fazer e duvidamos que, numa altura em que o 5G parece estar próximo, pelo menos segundo a mensagem oficial, as operadoras façam investimentos de relevo, não rentabilizáveis, nas actuais redes, pelo que quem não dispõe de Internet com qualidade aceitável, pode ainda demorar a puder usufruir de um serviço que hoje é quase tão essencial como água ou luz.

Esta tarifa, que, aparentemente, pretende impor às operadoras o cumprimento de um dever social, que pertence ao Estado, tem, no actual quadro, tudo para correr mal, desde uma má defenição dos serviços incluídos e limites estabelecidos até à cobertura de rede, passando pela falta de equipamentos, podendo-se incluir aqui os milhares de portáteis destinados a alunos carenciados que nunca foram entregues, pelo que, não havendo revisão dos termos e condições, pode caminhar para o fracasso.

Esta iniciativa, que consideramos socialmente justa e um complemento necessário para todos aqueles que já são apoiados a nível do consumo de outros serviços essenciais, deve ser completamente redesenhada e reavaliada, sendo absolutamente essencial que todo o processo seja negociado de forma clara e transparente com as operadoras, essenciais para o sucesso deste projecto, que pode ser vítima do actual clima de conflitualidade destas com o Governo.

quinta-feira, maio 13, 2021

Réguas de iluminação para écrans - 1ª parte

Para quem trabalha com frequeência diante de um écran de computador e necessita de iluminação adicional, para ler textos impressos, por exemplo, adaptar uma régua luminosa ao topo do écran será uma solução a ter em conta, desde que esta oferece os necessários ajustes.

O modelo que hoje sugerimos está disponível em duas versões, uma com 26 centímetros de comprimento, pensada sobretudo para computadores portáteis, e que custa perto de 16 Euros, incluindo portes, e outra, destinada para écrans de maiores dimensões, com 40 centímetros de comprimento e cujo preço sobe para perto de 25 Euros, igualmente com portes a partir da Ásia.

Estas réguas são construídas em liga de alumínio e plástico ABS, para a versão de 40 centímetros, e em ABS para a de 26, incluindo, respectivamente, 84 e 54 "leds" do tipo SMD3014, com vida, expectável de 35.000 horas de funcionamento, consumindo 4W e 2.5W de acordo com o modelo.

A ligação é feita a um conector USB, com os habituais 5V, através de um cabo que inclui o sistema de controle que permite aceder aos 9 níveis de intensidade, que vai desde os 20% aos 100%, em incrementos de 10%, e ao ajuste da temperatura da cor, que vai desde o branco quente ao frio, passando pelo natural, bastanto premir um botão para mudar a configuração.

quarta-feira, maio 12, 2021

Tarifa social de Internet anunciada para Julho - 2ª parte

Dividindo os 10 Gb pelos dias do mês, teremos, de forma arredondada, 330 Mb por dia, e usando a estimativa de que um vídeo de qualidade média, de acordo com os parâmetros actuais, a 480P, corresponde a perto de 10 Mb por minuto, será possível ver perto de meia hora de vídeo, virtualmente esgotando com isso o "plafond" diário.

Obviamente, baixando a resolução para uns 360P, aumenta-se o tempo de vídeo para o dobro, mas tal pode não ser exequível, e, convenhamos, uma hora de vídeo, em muitos casos, pode continuar a ser insuficiente, pelo que, quase certamente, irão surgir problemas de consumo, excedendo o "plafond" estabelecido.

Neste caso, surgem duas possibilidades, ou esperar pelo mês seguinte, ou pagar um valor suplementar, situação que pode fazer aumentar o preço desta tarifa social para valores próximos, ou mesmo superiores, aos dos pacotes mais baratos dos vários operadores, do que decorre a completa inutilidade desta iniciativa para um elevado número de potenciais interessados.

Interrogamo-nos sobre qual o consumo real de um utilizador padrão, nomeadamente aqueles que, por enfrentarem outras carências, podendo-se aqui incluir falta de apoio familiar para os mais novos, efectivamente requerem em termos de tráfego, parecendo-nos que não houve um estudo sério que aponte para valores minimamente realistas, que venham dar consistência a esta iniciativa.

terça-feira, maio 11, 2021

Écrans em espelho com o "Letsview" - 2ª parte

Uma vez tendo presente os nomes dos dispositivos na aplicação, basta selecionar a opção de conectar para que os écrans reproduzam a mesma imagem, sendo particularmente útil caso se queira, a partir de um telemóvel, fazer uma apresentação num écran de maiores dimensões, como os de uma "smart TV" na qual este programa seja instalado.

Manifestamente, esta plataforma destina-se a controlar um écran maior via um dispositivo com écran táctil, cenário onde é maximizado o seu desempenho, revelando-se rápida e precisa, com a estabilidade necessária para ser utilizado de forma profissional, sendo de ter em conta que a rapidez das conexões é essencial para uma utilização fluída e sem falhas.

Estão disponíveis funcionalidades como a gravação, captura de écran, envio de som, "whiteboard" para escrever directamente no écran, podendo-se efectuar diversos ajustes em termos de resolução de écrans, da forma como o programa se inicia e termina ou se este fica sempre em primeiro plano, com a implementação a depender, naturalmente das capacidades dos dispositivos a serem utilizados.

Naturalmente, existem outros produtos com o mesmo objectivo, alguns dos quais mais conhecidos e com possibilidades distintas, nomeadamente a de serem utilizados sem estarem conectados na mesma rede, mas o "Letsview" tem a vantagem de ser gratuito, muito simples de utilizar e suportar diversas plataformas, pelo que se pode adequar às necessidades de muitos utilizadores.

segunda-feira, maio 10, 2021

Tarifa social de Internet anunciada para Julho - 1ª parte

Há muito prometido, quase desde o início da actual pandemia e da transição para regimes de tele-trabalho ou de aulas não presenciais, a tarifa social de Internet parece agora ganhar alguns contornos, não obstante ainda decorrerem as negociações com as diversas operadoras, estando a sua chegada prevista para o segundo semestre do corrente ano.

Esta tarifa, tal como acontece com outros serviços essencias, como água ou luz, é facultado de forma automática em virtude dos rendimentos de cada agregado familiar, estando ainda em negociações a forma como o encargo resultante para as operadoras será compensado, de modo a que o contratante pague o que é designado por "um valor compatível com o seu nível de rendimentos", o que permite ainda alguma flexibilidade, muito embora se aponte para um valor que ronde os 5 Euros.

A tarifa social terá incluído um conjunto de serviços, entre estes o correio electrónico, pesquisas, compras "online", acesso a notícias, uso de redes sociais, pesquisa de emprego ou acesso a serviços públicos, com uma velocidade de "download" mínima de 30 Mb/s, que será aceitável e suficiente para a maioria dos utilizadores, e um limite de 10 Gb de tráfego mensal, o que, convenhamos, pode resultar particularmente problemático.

Convém fazer algumas contas para saber o que representam os 10 Gb de dados e, para isso, e porque podem estar incluídos alunos com aulas não presenciais, que, para além das aulas, necessitam de consultar diversos conteúdos, utilizamos o tráfico gerado por vídeos.

domingo, maio 09, 2021

O "drone" ZLRC SG906 PRO - 4ª parte

O ZLRC SG906 PRO mede apenas 195 x 120 x 80 milímetros dobrado e 415 x 340 x 80 quando desdobrado e em posição de voo, pesando 550 gramas, e possui motores elécticos "brushless" modelo 1806, de 30A e 1700/KV, alimentados por uma bateria de lítio de 7.4V 2800 mAh.

O conjunto inclui o "drone" ZLRC SG906 PRO, o controle remoto com suporte para telemóvel, duas alavancas para o controle, um número variável de baterias, de acordo com o encomendado, um cabo para carregamento via USB, dois hélices sobressalentes, parafusos para instalação de componentes, chave de parafusos, saco de transporte e o manual de instruções.

Este é um "drone" pensado, sobretudo, para a recolha de imagens, equipado com duas câmaras de boa qualidade, com um sistema óptico de múltiplas lentes, pelo que a sua concepção não visou a velocidade ou agilidade, destinando-se a fins específicos, pelo que pode não corresponder às expectativas de todos quanto têm outras prioridades, incluindo aqui o prazer do voo e do controle de um aparelho deste tipo, para o que existem outras alternativas mais adequadas.

Com um preço pouco superior à centena de Euros, incluindo portes a partir da Alemanha, do que resulta a inexistência do pagamento de direitos alfandegários e uma entrega rápida, este ZLRC SG906 PRO, sendo exemplo de uma nova geração de "drones" com elevada tecnologia e baixo preço, será uma alternativa a ter em conta para quem necessite um equipamento com este tipo de funcionalidades ou, simplesmente, aprecie a fotografia e a filmagem.