sábado, abril 22, 2017

Remover completamente programas com o "Absolute Uninstaller" - 2ª parte

Para remover completamente uma aplicação basta selecioná-la e confirmar, após o que o "Absolute Uninstaller" procede à sua eliminação completa, incluindo atalhos, ficheiros temporários e mesmo definições, num processo rápido e automatizado destinado a não deixar quaisquer vestígios, algo que pode ou não ser do interesse do utilizador.

É de notar que este processo de remoção elimina ficheiros de configuração pessoais, pelo que, se a ideia é reinstalar o programa a desinstalar novamente, as opções e dados do utilizador já não estarão presentes, obrigando a repetir o trabalho de uma instalação de origem.

Estão ainda disponíveis opções de modificação de programas, "backup" das entradas no "registry", bem como detalhes ou informações, destinadas a utilizadores mais experientes e que, ao invés de desinstalar, pretendem uma reconfiguração ou a preservação de um conjunto de dados de sistema.

Para todos quantos necessitam de um utilitário capaz de eliminar programas não utilizados e que o sistema operativo não tenha removido por completo, este "Absolute Uninstaller" é uma solução que recomendamos, pela sua eficácia e por, sendo gratuito, não instalar outro "software", nem se encontrar repleto de incómodos anúncios, como acontece com tantas outras opções.

sexta-feira, abril 21, 2017

Ferramenta multi-usos para veículos - 2ª parte

Um total de 16 "leds" e uma lâmpada COB, um sistema diferente de "led", proporcionam uma excelente iluminação com um consumo de energia bastante módico, pelo que a duração das baterias, para as quais sugerimos um conjunto de substituição, é bastante prolongado.

Uma manifesta falha é a ausência de um conector que permitisse uma ligação à tomada de isqueiro do veículo, mesmo que o cabo fosse adquirido separadamente, e que impossibilida uma alternativa às baterias internas, sendo ainda de lamentar a não inclusão de um suporte que permitisse colocar esta ferramenta destinada a uso em emergências num local de mais fácil acesso do que numa bolsa do veículo ou no porta-luvas.

As cores deste modelo concreto, contruído maioritariamente em PVC, são negro e azul, tendo no interior um iman que permite ser fixa sobre uma superfície ferrosa, tendo apenas 190 x 45 x 33 milímetros e um peso de 185 gramas, resultando fácil de acomodar no interior de uma viatura.

Este é apenas um exemplo, entre muitos outros, que podem incluir um conjunto de chaves de parafusos ou sextavadas, por exemplo, e que pode ser adquirido por um preço módico, complementando um estojo de primeiros socorros, extintor e um conjunto de ferramentas básico que deve estar presente dentro de todos os veículos, sobretudo em viagens mais longas e fora das povoações.

quinta-feira, abril 20, 2017

Construir suportes para câmaras - 3ª parte

Existe uma imensidão de modelos de cabeças de tripé, com qualidade e características completamente distintas, resultando numa gama de preços extremamente vasta, com as opções menos dispendiosas e que correspondem ao pretendido, a ficarem perto da vintena de Euros, sendo a peça mais cara desta solução.

A única parte do processo que implica alguma complexidade é efectuar o furo no suporte, que deverá ficar perfeitamente centrado e vertical, após o que toda a montagem é efectuada recorrendo a simples chaves de parafusos, podendo-se recorrer a um "thread lock" para evitar que haja algum desaperto, sempre possível quando existem trepidações durante um período prolongado.

Uma implicação óbvia desta solução, que permite colocar uma câmara no exterior de uma viatura, é a necessidade de proceder ao seu disparo remoto, seja através de cabos, seja via infra vermelhos, ou mesmo através de um sofisticado sistema de controle remoto, normalmente baseado num computador ou num "tablet", nos quais são instaladas aplicações de controle, e de proteger fisicamente a câmara com uma capa em borracha e uma lente adicional na objectiva.

Com um custo total que deverá andar abaixo dos 40 Euros, incluindo a cabeça de tripé, este suporte para câmara fotográfica é extremamente sólido, ficando por um preço muito inferior ao de modelos concebidos especificamente para o efeito e será uma solução a ter em conta para quem pretenda instalar uma câmara numa viatura sem receios de que esta caia e se danifique.

quarta-feira, abril 19, 2017

Ferramenta multi-usos para veículos - 1ª parte

Quando as férias e as grandes viagens se aproximam, é de relembrar alguns equipamentos úteis que se deve ter em qualquer viatura automóvel, destinados a serem utilizados em caso de emergência, seja em caso de acidente, seja em situações de simples avaria ou paragem por motivos imprevistos.

O número de ferramentas de usos múltiplos destinados a veículos tem vindo a aumentar, e com isso a possibilidade de escolha tem vindo a aumentar, com implementação de novas funcionalidades, enquanto o preço tem decaído, surgindo opções interessantes por preços que ficam entre os 6 e os 10 Euros, pelo que consideramos não ser o valor a pagar proibitivo p nem a sua inexistência a bordo justificável.

Presente na maioria destes equipamentos é o conjunto de lâmina para corte do cinto de segurança, colocada de modo a evitar ferimentos acidentais, e a ponta metálica destinada a partir os vidros das janelas, facilitando assim uma saída do interior em caso de acidente ou emergência.

O sistema de iluminação funciona em três modos distintos, com dois tipos de luz branca, com diferentes intensidades, e um modo de emergência, com luz vermelha, destinado a alertar outros condutores, sendo alimentado interiorment por 3 baterias do tipo AA.

terça-feira, abril 18, 2017

Aumenta o número de missões de socorro no Gerês - 3ª parte

Sabendo que em circunstâncias climatéricas extremas uma missão de socorro inevitavelmente demora algumas horas, mesmo que existam meios em prontidão, a possibilidade de alguém passar uma noite sob uma intempérie, com temperaturas negativas, pode resultar numa morte, sem que tal resulte de falta de comunicações ou de meios, mas tão somente dos condicionalismos impostos pela Natureza, que no Gerês se pode revelar particularmente implacável.

Está previsto um reforço da rede de comunicações móveis, sendo este um dos factores mais relevantes para diminuir os riscos e facilitar o socorro, mas a implementação de sinalética, avisadora e orientadora, colocação de alguns abrigos de emergência são necessários como complemento face à improbabilidade de ser possível recorrer ao um telemóvel em todos os locais e à demora nos acessos, sobretudo de noite e com mau tempo.

Do aumento do número de visitantes existe a tendência para decorrer, proporcionalmente, um maior número de pedidos de socorro, com um desvio que deriva de um conjunto de factores, como alterações do tipo de visitante, os efeitos de uma maior densidade destes ou alterações introduzidas nos meios de socorro, pelo que não é um maior número de ocorrências que consideramos alarmante, mas tão somente as consequências resultantes.

Atrair turistas e visitantes ao interior do País é, naturalmente, essencial para o desenvolvimento de zonas desertificadas e deprimidas aí localizadas, mas sem o investimento adequado em infraestruturas e meios que garantam a segurança e o próprio bem estar, tal pode resultar contraproducente, com consequências imprevisíveis que podem comprometer o desenvolvimento futuro que se pretende para essas áreas.

segunda-feira, abril 17, 2017

Compra conjunta

É nossa intenção adquirir um conjunto de 8 protecções para farois, fabricados pela RDX, e uma "cubby box", provenientes de dois fornecedores distintos, pelo que a coordenação entre sí é impossível, do que resulta um aumento do valor dos portes, razão pela qual pretendemos partilhá-los com outros interessados.

O melhor preço que encontramos para as protecções de faróis foi na "Bolt and Bits", com um preço de 24 libras para um total de 8 unidades, a que acrescem 9 de portes, com o valor por conjunto a diminuir substancialmente caso se encomende uma maior quantidade.

Para a "cubby box", o preço mais favorável após pesquisas é o da "Paddock Spares", com um valor unitário de 55 Euros, incluindo VAT, mas acrescendo portes no valor de 15 libras, que permitem encomendar material até 30 quilos, o que é suficiente, por exemplo, para quatro "cubby box", podendo, naturalmente, ser incluído outro material.

Assim, vimos convidar enventuais interessados, preferencialmente residentes na zona de Lisboa, e que estejam interessados neste tipo de material, ou outro que permita reduzir o valor dos portes por item, a contactar-nos, de modo a poder organizar uma compra conjunta que seja benéfica para todos.

domingo, abril 16, 2017

Remover completamente programas com o "Absolute Uninstaller" - 1ª parte

Tem sido verificado que nem sempre desaparecem todos os vestígios de um programa desinstalado do Windows 10, sendo possível que, para além de ficheiros, fiquem diversas entradas, incluindo no painel de controle, onde continua a surgir uma inútil opção de desinstalação que, forçosamente, irá falhar porque o procedimento já foi executado.

Existem vários truques, alguns deles arriscados, como editar o "registry" e fazer desaparecer tudo o que é referente ao programa removido, mas será uma opção pouco aconselhável para os que têm menos experiência e, objectivamente, deverá ser sempre uma opção extrema por parte de quem se sinta à vontade neste tipo de operações.

Mais simples, e muito menos arriscado, é recorrer a programas desenvolvidos para o efeito e que, uma vez instalados, removem todos os restos de uma desinstalação incompleta de forma automática e sem riscos para o utilizador, num processo que demora, na maior parte dos casos, escassos segundos,

O "Absolute Uninstaller", da Glarysoft, pode ser descarregado gratuitamente, devendo-se ter o cuidado de durante o processo de instalação remover o "check" das opções adicionais oferecidas, ficando imediatamente pronto para ser utilizado, sem necessitar de configurações adicionais e dispensando qualquer aprendizagem, dada a simplicidade do seu uso.