sábado, maio 14, 2022

O bloqueador de publicidade uBlock - 2ª parte

Podem ser carregadas listas adicionais, algumas das quais listamos seguidamente, mas será de ter em conta que a um maior o número de listas corresponde uma menor velocidade, dado que o número de verificações aumenta, bem como uma maior utilização da memória.

- Fanboy’s Enhanced Tracking List
- Dan Pollock’s hosts file
- MVPS HOSTS
- Spam404

A versão para Opera, que tal como as restantes é gratuita, pode ser descarregada e instalada a partir da loja deste navegador, sendo uma boa opção ao sistema nativo que, mesmo sendo bastante eficaz, pode ser contornado por alguns "sites", como o Facebook, que o desactivam de modo a poder voltar a apresentar os seus anúncios, algo que não tem acontecido com o uBlock.

Sugerimos aos nossos leitores que necessitem de um bloqueador deste tipo que analizem o uBlock, eventualmente que o testem, sendo de, no caso de o adoptarem, verificarem se este está a proceder a actualização, que são sempre devidamente listadas, de modo a que continue a funcionar correctamente e a excluir a publicidade dos vários "sites" que constam das suas listas.

sexta-feira, maio 13, 2022

Facebook termina algumas funcionalidades com geolocalização

O Facebook anunciou que um conjunto de funcionalidades, incluindo a presença de amigos nas proximidades, alertas meteorológicos e historial de localização ou referências a esta, deixam de estar disponíveis a partir de 31 de Maio de 2022.

As informações de localização para estes fins deixam de ser recolhidas a partir da data mencionada, o que não quer dizer que o Facebook não continue a obter dados posicionais para outros fins, tal como está estabelecido na política de utilização de dados, devendo os utilizadores estar cientes de que apenas o objectivo muda, mas não a forma como os dados são recolhidos, tratados e armazenados.

Até esta data, ainda é possível actualizar conteúdos de localização, incluindo o histórico, podendo a informação ser descarregada até dia 01 de Agosto, após o que será automaticamente apagada dos servidores, tornando-se efectivamente irrecuperável para o utilizador, pelo que, quem prentenda conservar estes dados, deve agir atempadamente.

Estas formas de partilha de informação, que incluem geolocalização, permitindo partilhar a posição com amigos, tem sido objecto de diversas críticas, sobretudo no respeitando à privacidade e salvaguarda da informação, sendo certo que uma boa parte dos utilizadores do Facebook não sabem gerir com precisão as configurações que determinam uma maior ou menor exposição e, consequentemente, vulnerabilidade, o que pode ter levado ao termo destas funcionalidades.

quinta-feira, maio 12, 2022

O bloqueador de publicidade uBlock - 1ª parte

O uBlock é uma extensão disponível para vários navegadores baseados em "Chromium", entre estes os populares Chrome ou Opera, destinado a bloquear anúncios e "pop ups" durante a navegação na Internet, tornando o carregamento de páginas mais rápido e diminuindo as possiblidades de intrusão, com óbvias vantagens em permos de privacidade.

Este é um bloqueador leve, com escasso impacto em termos de memória e de processamento, mesmo quando carrega diversos tipos de filtros, sendo particularmente fácil de configurar e parametrizar, podendo o utilizador estabelecer novos tipos de filtragem e excepções.

Tal como outras extensões, o uBlock é de instalação muito simples, virtualmente automática, bastando descarregá-lo e adicioná-lo ao navegador, ficando disponível com a configuração base assim que activado, com os comandos de exclusão das listas de bloqueamento imediatamente acessíveis ao utilizador, que terá, igualmente, acesso a um interessante conjunto de estatísticas resultantes do funcionamento do programa.

Tal como acontece com o bloqueador de anúncios nativo do Opera, também o uBlock recorre a listas, sendo que as seguintes são carregadas e ficam activas com a configuração nativa:

- EasyList
- EasyPrivacy
- Peter Lowe’s Ad server list
- Online Malicious URL Blocklist

quarta-feira, maio 11, 2022

Binóculos de visão noturna por 60 Euros - 2ª parte

No topo, encontra-se um conjunto de seis teclas que permitem ligar e desligar o equipamento, entrar nos menus de configuração ou tirar fotos, que ficarão, tal como os vídeos, armazenados num cartão TF, com a lente a rodar, de modo a permitir efectuar focagens manuais,

Estes binóculos, construídos, essencialmente, em plástico, podem operar com temperaturas entre os -20º e os 60º, armazenados a temperaturas entre os -30º e os 70º, tendo dimensões muito pequenas, com menos de 20 centímetros de largura e pesando pouco mais de 300 gramas, o que facilita o transporte, mesmo dentro de um bolso de maiores dimensões.

O conjunto inclui, para além dos binóculos, um cabo USB, para carregamento e transferência de dados, uma correia e o manual de utilizador, estando disponível em diversas finalizações, como o negro ou um padrão camuflado, todas com preços que rondam os sessenta Euros, portes e IVA incluídos, o que os coloca entre os mais acessíveis da sua classe.

Reforçamos que, não sendo para utilização profissional, face a situações de escassez orçamental, pode ser de equacionar a sua utilização em situações para as quais não foram concebidos, suprindo a falta de um equipamento mais adequado mas que, pelo seu custo, pode ser impossível de adquirir, sendo de avaliar a hipótese de uma substituição com cabimento orçamental.

terça-feira, maio 10, 2022

Monitor de pressão de pneus - 2ª parte

A voltagem de operação é de 2.0 - 3.6 para os sensores e de 5V para o écran, com a currente a não ultrapassar os 15mA, com os sensores a poderem operar com temperaturas entre os -40º e os 125º e a unidade central e o sistema no seu todo a funcionar entre os -20º e os 70º, ambos com tolerâncias de 2º.

A unidade central mede 120 x 60 x 25 milímetros, não necessitando de qualquer tipo de instalação, caso tenha as baterias carregadas ou esteja a ser carregada via painel sola, mas pode ser ligada a qualquer conector USB para carregamento e funcionamento.

Estão disponíveis diversos equipamentos deste tipo, com características funcionais semelhantes, sendo que as diferenças têm sobretudo a ver com a qualidade de fabrico, presença de baterias internas, métodos de alimentação e abrangência em termos de condições de funcionamento, pelo que os preços diferem substancialmente, podendo-se esperar pagar perto de uma trintena de Euros para o modelo que descrevemos.

Este é um equipamento que pode ter significativas vantagens em termos de segurança, sobretudo para quem muda a pressão dos pneus com alguma frequência, algo normal na prática do todo o terreno, pelo que este, ou um modelo similar, pode ser um investimento a ter em conta por parte de quem considere necessário ter uma especial atenção ao estado e condições dos pneus.

segunda-feira, maio 09, 2022

Binóculos de visão noturna por 60 Euros - 1ª parte

Estão disponíveis, a preços cada vez mais acessíveis, equipamentos que permitem ver em condições de muito baixa visibilidade, muitos destes acumulando as funções de uns binóculos onde parte da óptica, sempre dispendiosa, é substituida por electrónica, cada vez mais acessível, mas com alguns inconvenientes funcionais.

O exemplo que hoje descrevemos, pode ser bastante útil em situações de fraca visibilidade, mas não para uma utilização profissional, que exige uma maior qualidade e resistência, sendo adequado para quem pretenda uma solução de baixo preço, rondando os 60 Euros, incluindo portes e IVA, fácil de transportar e utilizar e que seja prático e de utilização flexível.

Este equipamento é, essencialmente, o equivalente a uns binóculos digitais, com poucos componentes ópticos, que se baseiam em lentes simples, de 25 milímetros de diâemtro e campo de visão de 10º, o qual permite visualizar imagens nas resoluções de 36, 32, 30,24 e 20 megapixels e vídeo a 4K, 2K, 1080P e 720P, tendo um "led" de 3W, 850nm, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 4000 mAh.

Estes binóculos são utilizáveis a distâncias a partir dos 3 metros e possuem um alcance de 150 a 200 metros em condições de escuridade absoluta, deixando de ter esse limite caso exista luz fraca, tendo um "zoom " digital 5X, com a imagem a ser projectada num "display" de 3", que serve, igualmente, para efeitos de configuração.

domingo, maio 08, 2022

INEOS Grenadier chega a Portugal

Já são públicos os preços para o INEOS Grenadier a serem praticados no mercado português, sendo possível adquirir este todo o terreno, para muitos o sucessor do antigo Land Rover Defender, já a partir do mês de Maio, dependendo, naturalmente, da disponibilidade por parte do fabricante.

Com preços que começam nos 61.990 Euros e disponibilidade a partir de 19 de Maio, estarão disponíveis três tipos de carroçaria, com duas motorizações distintas, ambas de elevada potência e provenientes da BMW, com 3.0 litros e potências de 249 e 286 cavalos, a debitar um elevado binário e com capacidade de resposta em todas as situações, permtindo excelentes capacidades fora de estrada.

Vão estar disponíveis os "utility wagon", de dois e cinco lugares, e uma "station wagon" com cinco lugares, todas com possibilidades de serem configuradas de acordo com os requisitos do cliente, sendo que a versão de dois lugares pode transportar uma "euro-palete", padronizada com 1200 x 800 milímetros, enquanto as restantes dão primazia a uma maior capacidade de transporte de passageiros.

O valor final de cada veículo, dada a infinitude de configurações, vai depender do modelo exacto e dos opcionais selecionados, podendo ser francamente mais elevado do que o proposto como base, mas este será um dos últimos todo o terreno puros e duros, destinados a superar qualquer obstáculo e que muitos consideram a melhor opção para quem pretende uma versão modernizada e nova do antigo Defender.