sábado, janeiro 30, 2021

SOS 4x4

Durante a última vaga de mau tempo em Espanha, país onde as temperaturas sofreram descidas acentuadas, resultando nalguns dos maiores nevões dos últimos anos, os veículos de tracção integral desempenharam um papel de relevo no socorro, acudindo aonde ambulâncias convencionais não se podiam deslocar.

Começando de forma expontânea, mas ganhando alguma estrutura e coordenação à medida que os pedidos de ajuda se intensificavam, o movimento que incorpora voluntários em veículos todo o terreno permitiu efectuar o transporte de numerosos pacientes desde zonas nevadas, intransitáveis para a maioria dos veículos, até aos locais onde podiam ser socorridos.

Com base nesta experiência, e na óbvia necessidade de colaboração, aceite de boa vontade pelo Estado espanhol, também em Portugal começou a surgir um movimento de características idênticas, igualmente composto por voluntários que possuem veículos capazes de intervir em situações mais adversas e em áreas mais remotas, onde o socorro por meios convencionais nem sempre é possível ou atempado.

No grupo do Facebook deste movimento, que segue o modelo espanhol, já se podem encontrar as primeiras adesões e um resumo dos objectivos deste grupo que se espera que cresça rapidamente e, preferencialmente, antes de ser necessário uma colaboração em situações de emergência por parte de quem possui veículos com tracção integral, tal como sucedeu recentemente em Espanha.

sexta-feira, janeiro 29, 2021

Alemanha pretende impor normas qualidade nas máscaras em uso - 2ª parte

Obviamente, existem factores de controle mais complexo, como a utilização de uma máscara para além do prescrito pelo fabricante, do que resulta uma perda da capacidade de filtragem, a dificuldade na verificação da certificação e qualidade efectiva de cada modelo ou a autorização ou não de modelos com válvula, surgindo novos problemas no estabelecimento de critérios que devem ser claros e práticos, única forma de serem aceites e postos em prática.

Outro factor a ter em conta é que este tipo de máscara, certificada e de qualidade superior ao habitual, tem um preço substancialmente mais elevado, muito distante do valor das máscaras descartáveis, que desconhecemos se efectivamente são descartadas após o uso, ou reutilizadas, ou mesmo das máscaras comunitárias laváveis, cujo preço, face à reutilização, é diminuto.

Por outro lado, este tipo de máscara, mais sofisticado, caso veja o seu uso ser generalizado, terá tendência a rarear, deixando de ser utilizada, primordialmente, por profissionais, dificultando a sua obtenção por parte de quem mais destas necessita elevando o preço de mercado, tal como sucedeu com outros modelos no início da pandemia, quando a aquisição de uma simples máscara cirúrgica se revelava quase impossível de efectuar, tal a escassez, e o preço pedido rondava o absurdo.

Mesmo com este tipo de contrariedade, face aos elevadíssimos números de contágio e ao eminente colapso do sistema de saúde, parece-nos que o investimento em máscaras de melhor qualidade faz todo o sentido, sendo certo que um apoio do Estado na aquisição das mesmas, teria um elevado retorno a todos os níveis, não apenas nos custos em termos de saúde, mas também a nível da produtividade e qualidade de vida de quem as vier a utilizar.

quinta-feira, janeiro 28, 2021

Uma tragédia há muito anunciada - 1ª parte

Infelizmente, a situação da pandemia em Portugal evolui da pior forma, ultrapassando as piores expectativas e colocando o país no topo das tabelas de infecções e mortes por milhão de habitantes, com a perspectiva de continuar a piorar antes de se sentirem algumas melhoras.

Existem razões para entender o porquê do que alguns consideram uma lamentável surpresa mas que, para nós, era uma das possibilidades em aberto, numa margem muito larga que resulta da falta de testagem em locais ou ambientes críticos, de uma mensagem errática e inconsistente por parte dos dirigentes políticos, de um alívio que resulta da anunciada chegada de uma vacina ou da saturação resultante de meses de vida suspensa, para mencionar apenas algumas das que são de mais fácil entendimento e consenso geral.

Este conjunto de factores, que é muito mais alargado do que os descritos e impactam de forma muito distinta nos vários distritos e realidades sócio-económicas, nunca foi devidamente estudado, pelo que as previsões resultam incompletas, faltando-lhes factores multiplicadores que podem ampliar substancialmente a amplitude das curvas que todos conhecemos.

As projecções matemáticas, que muitos consideraram exageradas, apenas pecaram por defeito, essencialmente porque não incluem um conjunto de factores subjectivos, a nível comportamental, que não podem ser traduzidos por fórmulas, mas cujo impacto é decisivo, podendo revelar-se determinante a ponto de comprometer métodos e critérios mais objectivos.

quarta-feira, janeiro 27, 2021

Colete de aquecimento por "power bank"

Neste tempo frio, uma alternativa cada vez mais popular é o recurso a um colete aquecido através de uma resistência, de forma muito semelhante à de um cobertor eléctrico, com os modelos mais acessíveis a recorrer a uma bateria externa, não fornecida, mas que muitos dos potenciais interessados já possuem, o que permite disponibilizar modelos interessantes a um preço cada vez mais baixo.

O sistema de carregamento é via bateria, não incluída, que pode ser um comum "power bank", com ligação via USB, sendo o ajuste de temperatura efectuado manualmente, disponibilizando três temperaturas, uma de 45º, a mais elevada, uma intermédia, de 35º, a uma destinada a poupança de energia, que aquece a 25º, sendo a selecção visível através de um "led" que terá, respectivamente, as cores vermelho, amarelo e azul.

Obviamente, a utilização é muito simples, basta destacar o conector USB e ligar a uma fonte adequada, após o que se prime o botão de controle de temperatura por dois segundos, sendo o processo de carregamento e funcionamento acompanhado pelo "led", o que facilita a operação e evita erros ou problemas em termos de aquecimento excessivo.

Este colete, em polyester, está disponível em tamanhos que vão desde o médio ao extra largo, e convém verificar dimensões, dado que os tamanhos chineses podem ser distintos dos europeus, e em azul ou negro, tendo um preço que ronda a vintena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

terça-feira, janeiro 26, 2021

A máquina de café portátil Hibrew ACM009 - 1ª parte

As máquinas de café portáteis, destinadas a serem usadas em veículos, são uma boa opção para quem viaja mais e, nestes tempos de pandemia, prefere tomar um bom café em segurança do que frequentar os espaços das áreas de serviço que se encontram junto das principais vias rodoviárias.

O modelo que hoje sugerimos, e que pode ser adquirido por um preço que ronda 55 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, pelo que será de esperar que incorra no pagamento de IVA, bem como do processamento alfandegário, é de boa qualidade, bastante flexível e que corresponde bem ao que se espera de um equipamento deste tipo.

Ao contrário de muitos modelos, o Hibrew ACM009 permite obter vários tipos de café, desde o simples ao "cappuccino", passando pelos cafés com mistura de leite e espuma, e dispondo de sensores de temperatura e pressão que adeque o funcionamento ao tipo de café pretendido.

Este é um modelo de pequenas dimensões, essencialmente para uso individual, que pesa apenas 600 gramas e tem dimensões de 240 por 70 milímetros, num formato cilíndrico, e possui no interior um reservatório de água de apenas 60 mililitros, pelo que se aconselha dispor de um reservatório suplementar.

segunda-feira, janeiro 25, 2021

Número de contágios aumenta uma semana após o Natal - 9ª parte

Desta forma, e sendo óbvias as consequências das medidas para o período de Natal, temos que equacionar se a dimensão destas decisões passa do nível meramente político para o domínio criminal, faltando o Estado ao dever de cuidar e proteger as populações, tal como é sua obrigação.

Em situações normais, num país onde o escrupuloso cumprimento da lei fosse a norma, a responsabilização de quem decidiu de forma errada, indo contra especialistas e o próprio senso comum, que não ignora o comportamento das populações, sobretudo quando, após meses de duras restrições, tem um período de maior liberdade, haveria lugar a uma investigação por parte do Ministério Público, no sentido de apurar se uma opção popular mas profundamente errada configura um crime.

Esperamos que esta investigação seja levada a cabo, complementando uma responsabilização política que se impõe, de forma a estabelecer os verdadeiros contornos e impactos de um conjunto de opções que consideramos completa e demonstravelmente erradas, que contrariam toda a evidência científica, podendo apenas representar um benefício, mesmo que marginal, para a popularidade de quem cede ao populismo.

O mês de Janeiro tem-se revelado o pior desde o início da pandemia, algo que, cumprindo-se normas e estabelecendo limites adequados, poderia ter sido evitado, sobretudo tendo em conta o maior conhecimento deste vírus, os meios disponíveis e a proximidade de uma vacina, que, naturalmente, fez baixar a guarda de muitos, para o que contribuiu o discurso dos responsáveis políticos que, na verdade, numa foram capazes de se afirmar como líderes.

domingo, janeiro 24, 2021

Possíveis restrições no acesso a plataformas de "streaming" - 4ª parte

Durante o primeiro confinamento, foram as próprias plataformas a controlar esta situação, reduzindo a resolução dos vídeos, algo que será sentido por quem possui equipamentos de melhor qualidade e uma conexão mais rápida, mas que permitiu manter a disponibilidade do serviço com o minímo de impacto para os utilizadores, que foram afectados apenas de forma marginal.

Também os operadores e prestadores de serviço monitorizaram o tráfego nas suas redes, reforçando-as na medida do possível, e verificaram que estas nunca se aproximaram dos limites estabelecidos para operar sem contingências, sendo de prever que, salvo uma grande modificação de hábitos de consumo, tal não acontecerá neste novo confinamento.

De resto, com as aulas a decorrer presencialmente, pelo menos nesta altura, o tráfego será inferior ao do primeiro confinamento, dado que as tele-conferências e o acesso a plataformas "online" então necessárias serão em muito menor número, libertando assim recursos que, mantendo-se as tendências actuais, serão mantidos em reserva, podendo suprir outras necessidades.

Podendo revelar apenas alguma prudência, o estabelecido no decreto governamental no sentido de restringir ou condicionar serviços de "streaming" surge como alarmista, tecnicamente errado e desenquadrado da realidade, seja a nível técnico, seja do ponto de vista funcional e no impacto na economia, pelo que a sua hipotética implementação, que não passaria de um exercício absurdo, não traria os resultados esperados, tendo como contrapartida uma maior revolta de quem recorre a serviços "online" e nesta altura depende destes mais do que nunca.