sábado, setembro 09, 2023

"Pneus Online", uma solução a ter em conta - 1ª parte

Quando os pneus que montamos no Defender, há uma boa dúzia de anos, começaram a falhar, e este extenso período de tempo, tendo em conta que se tratavam de Insa, que produz pneus recauchutados, adquiridos em 2ª mão, foi muito para além do esperado, surgiu a necessidade de começar a proceder à sua substituição.

Dado que optamos por uma troca faseada, num eixo, começando pelo traseiro, onde era imperativo, optamos por pneus da mesma marca, efectuando diversas pesquisas na Internet, à procura do preço mais favorável e sempre com a condição da existência de stock, algo que não foi particularmente fácil.

Outra condição era a de o fornecedor ter algum tempo no mercado, ser possível verificar a sua legitimidade e averiguar, tanto quanto possível, da sua sustentabilidade e existência no futuro, de modo a que, na altura de adquirir os segundo para de pneus, ser possível recorrer à mesma empresa e comprar pneus idênticos aos do par agora adquirido.

Existem diversos fornecedores, sobretudo em Espanha, que não fazem envios para Portugal, enquanto outros cobram de forma exagerada pelo envio, o que foi reduzindo, sucessivamente, o número de opções viáveis, acabando por se reduzirem a muito poucas, com o preço final mais favorável a recair sobre os "Pneus Online", que tem loja na Internet.

sexta-feira, setembro 08, 2023

Whatsapp muda imagem e disposição de elementos

O Whatsapp tem recentemente implementado novas funcionalidades, algumas destinadas ao utilizador comum, como animações geradas por inteligência artificial ou a partilha de ficheiros multimédia, outras destinadas a instituições ou empresas, facilitando a utilização por um maior número de utilizadores em plataformas colaborativas, vindo agora apresentar uma disposição de elementos diferentes.

Nas versões de teste usadas em plataformas móveis, surge no écran uma imagem muito diferente, baseada no "Material Design 3 UI", sendo imediatamente visíveis algumas alterações, como o topo do écran, que deixa de ser ver e passa a ser branco, novas fontes nas letras do logotipo e uma distribuição diferente de elementos, incluindo nos contactos.

Para além de um aspecto mais moderno e dinâmico, a presença de filtros de conversação permite ver mais facilmente quais as mensagens não lidas, as que são consideradas pessoais e profissionais, uma solução que se revela particularmente útil para suportar multiplas contas, mantendo-se a barra inferior, sendo previsto que, também aí, surjam novidades nos próximos tempos, de modo a facilitar o acesso a outras janelas.

As novidades surgem na versão para Android "Beta" 2.23.13.16, e, presumivelmente, posteriores, desconhecendo-se se vai chegar a todos os utilizadores deste programa de testes, sendo sempre possível que, face às reacções a evolução seja num ou noutro sentido, implementando alterações e correcções, tal como é, efectivamente, o objectivo destes lançamentos antecidados, onde surgem elementos que, por se revelarem insatisfatórios, acabam por nunca chegar às versões finais.

quinta-feira, setembro 07, 2023

Huawei processa Estado português - 1ª parte

Quando, no passado mês de Junho, analizamos a possível exclusão da Huawei das principais infraestruras de redes de comunicações por imposição governamental, para além de todas as consequências no âmbito técnico e operacional, inevitáveis quando se impede a permanência no mercado a uma das mais avançadas empresas a operar em áreas tecnológicas de ponta, avançamos que, caso tal acontecesse, haveria lugar a um conflito judicial.

A Huawei Portugal interpôs no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa uma ação administrativa contra a Comissão de Avaliação de Segurança, órgão de consulta do primeiro-ministro para assuntos relativos a cibersegurança, visando a Deliberação 1/2023, que exclui a empresa da participação em redes 5G.

Da Deliberação 1/2023 consta um conjunto de sete critérios, todos eliminatórios, pelo que, caso uma empresa ou entidade seja abrangida por um único deles, será imediatamente excluída da participação na implementação de redes 5G, sendo um deles a localização geográfica, que permite excluir quem não esteja domiciliado ou vinculado à União Europeia, à OCDE ou à NATO.

Este critério atinge directamente a Huawei, com base na cidade chinesa de Shenzhen, que tem operado em Portugal durante os últimos 20 anos e participado em numerosos projectos, com os seus equipamentos a serem utilizados pelos vários operadores de comunicações, bem como por inúmeras empresas e entidades, sendo evidente o contributo prestado ao longo deste período para o desenvolvimento das comunicações em todo o território nacional.

quarta-feira, setembro 06, 2023

Bard chega os guias locais

O Bard, a plataforma de inteligência artificial do Google foi anunciada junto dos "guias locais", designação para todos os que contribuem para actualizar e manter o Google Maps, estando presentes diversas vertentes e funcionalidades que permitem uma integração entre os dois sistemas, facilitando actualizações e novas colaborações.

Naturalmente, o objectivo não é o de o Bard subsituir a acção humana, essencial para que o Google Maps se mantenha actualizado, mas proporcionar ferramentes que detalhem as actualizações, adicionando novos dados e conferindo uma maior integração com outros elementos e funcionalidades, incluindo-se desde novos trajectos a sugestões que potenciem a experiência, sempre numa perspectiva de complementaridade, onde a inteligência artificial vem reforçar o esforço humano.

A introdução dos recursos da inteligência artificial no Google Maps pode inspirar os guias, propondo novos locais a explorar, fornecer rapidamente informações relevantes, que permitem complementar trajectos ou mesmo a forma de abordagem, e fornecer, muito rapidamente todo um enquadramento a vários níveis, incluindo a história do local, actividades nele desenvolvidas e o impacto da sua existência, tornando muito mais fácil, por exemplo, criar textos descritivos que potenciem o interesse da visita.

É de notar que o Bard ainda é uma experiência em desenvolvimento, podendo fornecer informação errada, e que, para efeitos de melhoramento, as interacções podem ser analizadas, pelo que nunca se deve fornecer informação sensível, seja pessoal, seja a outros níveis, como bancária, mas a sua evolução permite, desde já, antecipar progressos numa ferramenta que, já hoje, se revela da maior utilidade para quem a utilize com a devida prudência e espírito crítico.

terça-feira, setembro 05, 2023

Peças pequenas e úteis para Land Rover - 2ª parte

Aliás, também é possível adquirir apenas as borrachas, mas, face aos preços praticados, com o conjunto de caixa, incluindo a borracha a ficar pelos 3 Euros, acrescendo 50 cêntimos caso se queira os "microswitches", a opção pela aquisição dos botões não faz qualquer sentido do ponto de vista funcional ou mesmo financeiro.

Também se justifica dispender meia dúzia de Euroes e ter em "stock" um par de suportes para as lâmpadas mais comuns, sobretudo no caso dos Defender, por serem peças de desgaste, cujos contactos podem começar a falhar, necessitando de limpezas frequentes, podendo partir, algo que também pode suceder com as pequenas patilhas que mantêm o suporte em posição, fixando-o de forma sólida.

Esta peça acaba por ter algum desgaste, seja pelas temperaturas e vibrações, seja, em muitos casos, pela exposição aos elementos, sobretudo nos modelos da Land Rover onde ficam muito perto do solo e em locais expostos, como os instalados nos para-choques dos Discovery 300, no que consideramos uma péssima opção por parte da marca.

A substuituição destes suportes é muito simples, bastando rodá-los para os soltar, desligar a ficha que prende o cabo, e remover a lâmpada, rodando-a ligeiramente e puxando-a para fora, após o que se pode proceder à instalação das novas unidades, sendo este um processo que está, tipicamente, ao alcance de todos, bastando, no limite, uma simples chave de parafusos em termos de ferramentas.

segunda-feira, setembro 04, 2023

Testes de acesso a "sites" - 2ª parte

Obviamente, existem diversos factores para que este tipo de análise possa induzir em erro, sendo exemplo uma falha nas comunicações com uma área geográfica de relevo, do que resulta um conjunto de queixas que vai apontar para o "site", ignorando que o problema se pode centrar noutras questões, pelo que as informações obtidas desta forma devem ser equacionadas com os devidos cuidados.

Também convém verificar se, recorrendo a outra plataforma, como um dispositivo móvel, que pode ter uma aplicação específica para acesso, os resultados se mantêm, bem como testar outro computador ou, caso indisponivel, recorrer a um navegador diferente, sendo frequente uma resposta distinta no primeiro caso enquanto, no segundo, tendencialmente o resultado será o mesmo no caso de apenas se mudar de navegador.

A perda de funcionalidades, parcial ou completa, e que podem ir desde a impossibilidade de estabelecer novas conexões ao envio de mensagens, passando pelo carregamento de ficheiros, é mais frequente do que a perda completa de acesso, tratando-se de "sites" relevantes, podendo ter as mais diversas origens, incluindo actualizações que não correram da melhor forma ou falhas nalguns componente críticos, sendo certo que, num prazo que tende a ser curto, a normalidade será reposta.

No entanto, caso a decisão não seja aguardar um pouco, e mesmo para despistar eventuais problemas locais, será sempre de efectuar alguns testes simples, que dispensam conhecimentos técnicos menos comuns, e que podem, muito rapidamente, tranquilizar o utilizador, fornecendo algumas pistas quanto à origem da situação que está a enfrentar de momento.

domingo, setembro 03, 2023

Peças pequenas e úteis para Land Rover - 1ª parte

De entre as pequenas peças que temos vindo a adquirir por preços muito baixos, quase sempre a partir de fornecedores asiáticos, duas revelaram-se particularmente úteis, concretamente a caixa para os comandos 3TXB e os suportes para lâmpadas presentes, por exemplo, nos piscas dos Defender.

A caixa para o comando, que inclui botões novos, em borracha, veio resolver o problema de ser necessário premir diversas vezes os botões para operar o comando, ficando óbvio que o problema tinha a ver com o desgaste da borracha dos comandos, cada vez mais detriorada e que, em vez de permir os pequenos "switches" internos, por estar muito esponjosa, não permitia efectuar a pressão necessária.

Este tipo de problema detecta-se facilmente abrindo a caixa e tocando directamente, com o maior cuidado, nos "microswitches" internos, sendo que, caso o accionamento seja distinto do que acontece quando dentro da caixa, quase certamente a degradação dos botões em borracha será responsável pelos problemas.

Naturalmente, pode-se trocar apenas os botões em borracha, colocando os novos na caixa antiga, exactamente com os mesmos resultados do que efectuar a troca do circuito para a nova caixa, afastando cuidadosamente as patilhas que a mantêm fixa, podendo-se ainda aproveitar a oportunidade para trocar a pilha, escolhendo uma marca de boa qualidade e com a data de expiração o mais longa possível, valendo a pena efectuar um pequeno teste com multímetro antes da instalação.