sábado, abril 08, 2023

Coletes de alta visibilidade com forro - 3ª parte

Naturalmente, ao escolher um colete, para além das características, é essencial que estes estejam homologados, de acordo com a regulamentação da União Europeia, o que implica a presença da correspondente etiquetagem, onde a norma EN 471 ou EN 1150 é obrigatória, acrescendo o símbolo "CE", a marca, designação do fabricante ou outro elemento que permita a sua identificação, o tamanho, de acordo com a norma EN 340, mesmo sendo tamanho único e um pictograma para os coletes que obedecem à norma EN 471.

Alguns fabricantes disponibilizam, ainda, um serviço de estampagem, o que permite incluir um logotipo, por exemplo, sendo sempre de verificar qual a tecnologia utilizada para o efeito, dado que algumas delas, sobretudo as mais baratas, não garantem a longevidade da estampagem, sobretudo se exposta a condições mais agrestes.

Também estão disponíveis outros modelos, igualmente em alta visibilidade, que podem ir desde blusões, nos mais diversos formatos, a "sweatshirts", passando por coletes que reproduzem os modelos táticos mais sofisticados e que, pelas características e preço, se destinam, sobretudo, a um mercado mais profissional, sendo que, nalguns casos, em função das marcações, apenas podem ser utilizados por entidades oficiais.

Com preços que podem ficar entre os 10 e os 20 Euros, incluindo portes e IVA, mas acrescendo estampagem, caso seja esta a opção do comprador, este tipo de colete tem uma qualidade muito superior à dos modelos mais comuns, sendo francamente mais flexível e confortável e adequando-se a um uso mais prolongado ou a situações onde o nível de exigência implique um modelo diferenciado.

sexta-feira, abril 07, 2023

Bing traz inteligência artificial para o Skype - 1ª parte

O Bing, o mecanismo de busca da Microsoft chegou ao Skype, um dos mais populares sistemas de comunicação sobre IP, trazendo com ele as potencialidades da Inteligência Artificial que já fora disponibilizada noutros produtos da Microsoft, como o Edge, o que permite um tipo de interacção e diálogo muito mais directos e obter um conjunto de respostas mais complexas.

Para utilizar esta funcionalidade, basta adicionar o Bing ao Skype, tal como se faz com outro contacto, ou esperar que tal seja proposto, e ter contas nas plataformas a utilizar, ficando disponível uma entrada de diálogo, como acontece com outro utilizador, e com a "prompt" "How can I help you today?" caso se esteja a utilizar o sistema em inglês.

Disponível em mais de centena e meia de países e alargando-se a um cada vez maior número de utilizadores, entre estes os que usam os programas que antecipam as versões finais, é agora possível dialogar com o Bing de forma similar à que se estabelece com outros utilizadores, colocando questões e obtendo respostas de forma interactiva, com resultados que excedem em muito as de uma pesquisa convencional.

Os resultados do diálogo são personalizados, adequados ao utilizador na forma como ele interage e coloca as questões, com o Bing a poder ser incluído em conversas com múltiplos utilizadores, interagindo quando as questões lhe são directamente colocadas, usando o conhecido "@bing", e proporcionando as respostas devidamente contextualizadas que podem ser lidas por todos os participantes na conversa.

quinta-feira, abril 06, 2023

Acessórios para Defender no Aliexpress - 2ª parte

Outro acessório interessante são as grelhas em liga de alumínio, vendidas aos pares, destinadas a proteger os vidros laterais traseiros e, caso complementadas, a aumentar o grau de privacidade, dificultando a observação do interior do veículo, o que aumenta a segurança do mesmo, diminuindo o risco de assalto.

Na mesma linha, existem outras grelhas do mesmo tipo, destinadas às janelas alpinas ou a vidros lateriais, tendo o mesmo tipo de configuração e sendo fixas, igualmente, através de um adesivo de dupla face que, fixando muito solidamente a grelha e evitando a sua queda, não será o suficiente para que, recorrendo a uma chave de fendas, possa ser retirada, mesmo que provocando alguns danos.

O primeiro destes acessórios tem um preço, incluindo portes e IVA, que fica um pouco abaixo dos 60 Euros, enquanto o segundo fica perto dos 50, sendo exemplo das inúmeras peças e acessórios que aparecem em cada vez maior quantidade em "sites" onde a tradição dos produtos específicos para Land Rover era quase inexistente, tendo evoluído no sentido de uma oferta cada vez mais alargada.

É de notar que em ambos os casos, e em muitos outros que temos encontrado, a instalação é simples, dispensa ferramentas e é facilmente reversível, o que não quer dizer que os produtos não sejam interessantes, bem concebidos e de boa qualidade, pelo que presumimos poderem ter o sucesso suficiente para que os fabricantes invistam no alargamento da gama, algo que iremos acompanhar, informando os nossos leitores caso tal se concretize.

quarta-feira, abril 05, 2023

Coletes de alta visibilidade com forro - 2ª parte

Estão presentes as faixas reflectoras habituais, sobre um tecido em poliester e rayon, que pode ser de cor esverdeada ou alaranjada, com a parte inferior em negro, aumentando assim o contraste, com um fecho éclair a substituir o habitual velcro usado nos coletes mais conhecidos.

Apesar de o tecido ser leve, e temos dúvidas quanto à sua resistência efectiva, a construção é boa, com costuras bem feitas, resultando num produto bem acabado e que pode ser transportado, devidamente dobrado, numa pequena bolsa ou colocado no porta-luvas de um veículo, tornando-o bastante prático em termos de utilização, facilitando a possibilidade de estar sempre facilmente acessível.

Como sempre, é de verificar cuidadosamente o tamanho, dado que muitos modelos são marcados de acordo com os padrões asiáticos, o que significa que a uma marcação "L" pode correspnder, entre nõs a um tamanho "M" ou mesmo "S", o que requer uma especial atenção âs medidas, sendo de salientar que, por este vestuário ser usado como última camada, deve ter alguma tolerância faze ao tamanho do utilizador.

Tipicamente, os tamanhos começam no "M", e este tende a ser muito pequeno, com muitos modelos a estarem disponíveis com marcaçóes a começar no "L" ou mesmo no "XL", com o tamanho "L" a ser o mais adequado para quem tenha estatura pequena e seja magro, mas tal depende, naturalmente, do fabricante e modelo específico, sendo que aqui existem variantes, por vezes vendidas dentro de uma mesma listagem ou com a mesma referência.

terça-feira, abril 04, 2023

Land Rover Owner International suspende publicação

Foi com surpresa para leitores e adeptos da marca que a Land Rover Owner, a publicação independente mais vendida no Mundo dedicada à Land Rover anunciou a suspensão por período indeterminado a partir do número de Maio de 2023, a publicar, segundo o previsto, no próximo dia 12 de Abril.

A Bauer Media, actual detentora da revista, considerou que a publicação, agora com 35 anos de actividade, não é rentável, não obstante o elevado número de vendas, apontando para a conjuntura actual e para as novas formas de comunicação e distribuição, sendo opinião de muitos que tal se deve, em grande parte, ao Brexit do que resultaram novos encargos e complexidades na exportação de produtos a partir de Inglaterra para o mercado comunitário.

Obviamente, para todos quantos, ao longo de décadas, alguns desde o número inicial, acompanharam esta publicação, entre os quais nos incluímos, esta notícia constitui uma desagradável surpresa, restando apenas a esperança de que outra editora adquira a Land Rover Owners e retome a sua publicação, nos mesmos moldes ou revendo os conteúdos, desde que tal não a afaste demasiadamente da linha editorial que tanto agrada aos adeptos da marca.

Vamos, naturalmente, acompanhar esta situação, não deixaremos de divulgar o seu próximo e último número antes da suspensão e manteremos informados os nossos leitores, caso surjam novidades que, tendo em conta o prestígio deste título, esperamos não demorem muito tempo a acontecer.

segunda-feira, abril 03, 2023

Coletes de alta visibilidade com forro - 1ª parte

Obrigatório num conjunto de situações, aconselhável noutras, os coletes refletores adquiriram uma inevitável popularidade que teve como consequência o aparecimento de modelos variados, completamente diferentes daqueles que estão presentes na maioria dos veículos, tal como especifica a legislação em vigor, muitos deles com características que os torna adequados para usos mais diferenciados.

Este tipo de vestuário de segurança, de qualidade superior aos coletes mais difundidos, ajusta-se muito melhor ao corpo, o que permite ser utilizado em actividades distintas e por profissionais de vários sectores de actividade, sendo adequados para ciclistas, corredores, trabalhadores a operar em locais de risco ou mesmo durante o socorro.

Uma das características mais interessantes deste modelo, que usamos como exemplo, é o facto de ter uma camada isolante interior, uma gola que protege o pescoço, um fecho éclair e pelos bolsos, que premitem acomodar um bom conjunto de objectos de diversas dimensões e formatos, sendo que nalguns modelos ou variantes está presente uma pequena janela transparente para um cartão de identificação.

Os bolsos colocados no peito permitem acomodar canetas e outros objectos semelhantes, telemóvel ou rádio e uma carteira, sendo fechados por velcro, enquanto os dois bolsos inferiores, de maiores dimensões, permitem acomodar objectos já com algum volume, sendo fechados por um fecho éclair de qualidade semelhante ao daquele que fecha o colete.

domingo, abril 02, 2023

Acessórios para Defender no Aliexpress - 1ª parte

Apesar de descontinuado, o anterior modelo do Land Rover Defender continua a ser um favorito para muitos adeptos da marca e praticantes de todo o terreno, pelo que as peças e acessórios continuam em produção, que agora se alarga a diversos fabricantes na China que oferecem produtos a preços competitivos em "sites" como o Aliexpress.

Um acessório que consideramos interessante, sobretudo nos tempos que correm, é a tampa adicional, essencialmente uma pequena porta que tapa o recesso onde se encontra a tampa do depósito de combustível, dificultando um acesso indevido e evitando que o pó se acumule nesta zona do veículo.

Esta protecção tem o formato do recesso, sendo fixo internamente recorrendo a parafuros de orelhas que fazem a fixação a partir do interior, pressionando a zona do rebordo, o que dispensa quaisquer furos e permite uma montagem e desmontagem sem recurso a ferramentas, numa operação rápida e ao alcance de todos.

Uma vez instalado, o acesso ao depósito implica abrir uma pequena porta, trancada por uma fechadura, para a qual são fornecidas duas chaves, podendo ou não ser tracanda a tampa do depósito, que deixa de ficar visível e de acesso imediato a partir do exterior, o que diminui, certamente, a tentação de a tentar abrir de forma ilícita.