sábado, agosto 14, 2021

Gixen tem novo "site" - 2ª parte

O Gixen, na sua versão gratuita, tem limitações, em número de "snipes" semanais e de configuração em termos da antecipação com o qual este é efectuado, enquanto a versão paga tem uma muito maior flexibilidade, transformando-o numa ferramenta poderosa e eficaz que pode beneficiar em muito os respectivos utilizadores.

Na versão paga, e o valor é baixo, tem muitas outras opções, desde agrupar leilões, de modo a que, ganhando um, os outros sejam ignorados, ou, pelo contrário, caso se perca um, se abandonem os restantes leilões do grupo, a configuração do tempo de antecipação, incluindo ainda servidores redundantes, o que permite, caso um servidor não funcione, licitar automaticamente a partir de outro.

Não nos vamos alongar quanto à forma de utilização desta plataforma, por ser muito simples e intuitiva, bastanto introduzir o número do item, o valor máximo a licitar e a antecipação pretendida, com os utilizadores da versão paga a poder efectuar mais algumas configurações, essenciais se estiverem a licitar em múltiplos artigos em alternativa.

O Gixen é a nossa ferramenta favorita quando se trata de licitar no eBay, tendo-se revelado particularmente eficaz, para além de muito simples e cómoda de utilizar, dispensando o utilizador de estar presente nos momentos finais do leilão graças a um processo seguro e completamente automatizado, que tem garantido bons resultados desde que, naturalmente, o lance atinja o valor suficiente para vencer.

sexta-feira, agosto 13, 2021

Vaga de calor chega a Portugal - 1ª parte

Prevê-se que esta sequência de três dias, começando nesta sexta-feira e terminando no domingo seguinte, sejam os dias mais quentes do ano, até à data, com o território nacional a acompanhar os do Sul da Europa, entre estes os da Grécia e Sicília, onde as temperaturas têm estado particularmente elevadas, com as consequências inevitáveis que todos conhecemos.

Em Siracusa, na Sicília, a temperatura subiu até perto dos 49º, ultrapassando todas as medições anteriores, o que facilitou o propagar de incêndios que devastam grandes zonas do Sul da Europa, do Norte de África e da Turquia, dos quais resultou uma enorme destruição e a perda de numerosas vidas humanas.

Na verdade, este é um problema que, actualmente, afecta grande parte do hemisfério Norte, com incêndios particulamente graves, alguns com extensão ou longevidade inéditas, em países tão distintos e geograficamente afastados como os Estados Unidos ou a Rússia, factos que a todos devem fazer reflectir, sendo certo de que esta evolução, particularmente negativa, não acontece por acaso.

Assim, é perfeitamente expectável que Portugal, tal como os restantes países da orla mediterrânica, que será atingido por estas temperaturas elevadas, possa vir a sofrer, igualmente, uma vaga de incêndios, para cuja propagação estão condições particularmente favoráveis e que, tal como sucedeu no passado, possam confluir para o que se pode designar como a "tempestade perfeita".

quinta-feira, agosto 12, 2021

eBay passa a cobrar o IVA em todas as aquisições extra-comunitárias - 2ª parte

Queremos, no entanto, relembrar que, para bens ou serviços adquiridos fora da Comunidade Europeia e cujo valor total, incluindo portes, excedem os 150 Euros, ainda haverá pagamentos a efectuar, dado que o eBay apenas cobra o IVA, mas não outros impostos, podendo ainda acrescer pagamentos à empresa transportadora pelo serviço prestado, facto de que todos os compradores devem estar conscientes.

Também é de ter em conta que, caso se verifique uma devolução, esta inclui o IVA pago, desde que todo o processo tenha sido conduzido dentro do eBay, recorrendo aos métodos de pagamento aprovados, tipicamente o Paypal, com o crédito a ser efectuado para o mesmo meio utilizado para o pagamento, seja este um cartão, conta bancária ou o fundo do Paypal.

Assim, e para compras até aos 150 Euros, para além do acréscimo do valor do IVA, que agora também se sente em compras com valor até 22 Euros, pouco muda, não sendo necessária intervenção do comprador, nem se verificando demoras substanciais nas entregas, o que pode repor alguma da normalidade nos processos de compra que, com a entrada em vigor das novas regras, sofreu alguma instabilidade.

O eBay espera que, com a simplificação do processo, pelo menos uma grande parte dos clientes volte a aquirir em quantidades semelhantes às verificadas antes do dia 01 de Julho, tendo, nalguns casos, oferecido "vouchers" de desconto, que pode chegar aos 20%, para compras superiores aos 20 Dólares e limite de desconto de 50 Dólares, para incentivar os clientes a proceder a novas compras, preferencialmente mais volumosas.

quarta-feira, agosto 11, 2021

Gixen tem novo "site" - 1ª parte

Não obstante o essencial serem as funcionalidades disponibilizadas pelo Gixen e a sua integração com o eBay, o melhoramento do "site", com o lançamento de uma nova versão, era, desde há muito esperado, esta interessante plataforma de "sniping" é particularmente benvinda.

O conceito de "sniping" no eBay significa, essencialmente, reservar as licitações para muito perto da hora de fecho de um leilão, tipicamente poucos segundos antes, de modo a que não exista possibilidade de alguém efectuar uma nova licitação, de valor superior.

Esta prática é perfeitamente legítima, mesmo quando recorrendo a sistemas automáticos, como o Gixen, que é validado e autorizado pelo eBay, pelo que o seu uso não viola os termos de utilização, nem compromete a conta do utilizador, com os lances a serem perfeitamente válidos e legais.

Aliás, o "sniping" contraria práticas, essas sim ilegais, como a que o eBay designa por "chill bidding" e que se baseia no recurso a uma segunda conta para ir inflacionando os preços, com lances sucessivos, os quais, quase sempre, são retirados no último momento, deixando apenas aqueles que pertencem a outros utilizadores que, face a tanta concorrência, licitaram mais alto e em maior número.

terça-feira, agosto 10, 2021

Écrans de 22" "grau A" - 2ª parte

Naturalmente, mesmo que reconstruído, estamos diante de um equipamento usado, pelo que podemos esperar que tenha uma duração inferior à de um novo, mas, em contrapartida, não existe o risco de morte à nascença, ou seja, de uma daquelas avarias que ocorrem com muito pouco uso e que derivam de uma montagem deficiênte ou recurso a um ou mais componentes com problemas.

Entre os modelos que se podem encontrar nos mercados alemães ou polacos, aqueles que, dentro do espaço comunitário, proporcionam melhores preços, encontram-se modelos de 22" como o HP LE2201W ou o Lenovo L2250PWD, ambos com resolução máxima de 1680x1050 e classificados como "Grau A", podendo ser adquiridos por valores que, já com portes, rondam os 55 Euros por unidade, valor esse que pode descer no caso de aquisições múltiplas.

Estes são equipamentos compatíveis com os sistemas operativos mais comuns, com ligação via porta VGA, podendo no segundo caso a ligação ser via porta DVI, com relação de 16:10, tendo tratamentos anti-brilho e anti-reflexo e um vasto conjunto de possibilidades de configuração e equilíbrio a nível da imagem, tornado-os adequados para a maioria das utilizações, podendo-se exceptuar aqui jogos que requeiram melhor desempenho ou programas de desenho para os quais maiores dimensões fazem todo o sentido.

Esta pode ser uma solução a ter em conta para quem não pretender gastar perto de uma centena de Euros por um éctan novo, possivelmente com características ligeiramente superiores, mas, eventualmente, de uma marca menos conhecida ou conceituada, adquirido numa das lojas das cadeias de electrónica e informática mais conhecidas entre nós, valendo a pena estudar qual a opção que mais se adequa a cada situação concreta.

segunda-feira, agosto 09, 2021

eBay passa a cobrar o IVA em todas as aquisições extra-comunitárias - 1ª parte

Com as alterações introduzidas a 01 de Julho, que implicam pagamento de IVA para qualquer bem ou serviço adquiridos fora do espaço comunitário, o eBay introduziu um conjunto de alterações, procedendo à cobrança do IVA devido na altura do pagamento, pelo que o comprador não terá que pagar mais encargos, caso o valor total seja inferior a 150 Euros.

Após um período algo complexo, dado que aquisições extra-comunitárias efectuadas antes de 01 de Julho mas com entrada no espaço comunitário a partir dessa data, seria necessário o comprador proceder ao desalfandegamento, num processo que muitos desconhecem e se pode tornar oneroso, sobretudo para pequenos objectos, caso em que os custos são desproporcionados, a nova política do eBay vem facilitar a vida dos compradores.

Com o eBay a proceder à cobrança do IVA na altura do pagamento, aplicando a taxa em vigor no país de destino de forma automática, valor esse que será entregue à entidade tributária nacional, todo o processo, para o comprador, fica muito facilitado e transparente, podendo verificar o valor total durante o processo de "checkout", altura em que o IVA é liquidado.

Naturalmente, adquirindo um produto ou serviço fora da União Europeia com valor inferior a 150 Euros, mesmo antes de qualquer procedimento de compra, uma simples multiplicação do preço por 1.23 permite ter uma estimativa do valor final, sem necessidade de chegar ao "checkout", que corresponde ao processo final de aquisição, para ter uma ideia do valor a pagar, lembrando sempre que o IVA incide sobre o valor total, incluindo portes.

domingo, agosto 08, 2021

Princesinho, onze anos e parece que foi ontem

No que é agora o Dia do Gato, lembra-se o Princesinho que, nesta precisa data, 08 de Agosto, pouco depois da hora de almoço, partiu deste Mundo, onde permaneceu tão pouco tempo, sem sequer atingir a idade adulta para a sua espécie.

É impossível esquecer a coragem e resignação com que um gatinho com perto de ano e meio de vida suportou uma doença complicada e os tratamentos diários, sempre penosos que, no final, e apesar de todos os esforços, não lhe conseguiram salvar a vida.

Apesar de ficar sempre uma sensação de profunda injustiça, temos a certeza que o Princesinho for tratado da melhor forma possível, foi sempre amado e querido e, apesar de curta, teve a melhor vida que lhe foi possível proporcionar, com todos os mimos e luxos que um pequeno felídeo pode ter e a que sempre correspondeu de forma entusiástica.

É este gatinho muito especial, com características únicas, que hoje, mais uma vez, queremos lembrar, tal como sempre recordamos todos os pequenos amiguinhos que aqui viveram, e alguns que, tendo apenas se tendo cruzado connosco, também são recordados, pois todos eles trouxeram algo de positivo e momentos de alegria impossíveis de esquecer, estando muito gratos a todos.