sábado, outubro 23, 2021

Gasolina ultrapassa os 2 Euros - 4ª parte

Manifestamente, as receitas do ISP, considerando as várias parcelas que associamos a este imposto, irá atingir novos máximos, retirando dinheiro da economia real, sob a forma de mais um custo que será suportado por todos, usem ou não combustíveis fósseis, tal o reflexo que têm nos preços dos produtos, o que vai mais do que eliminar os parcos aumentos salariais propostos pelo Governo, resultando numa efectiva perda de poder de compra para muitos residentes nosso país.

Numa altura em que a economia precisa de estímulos, a opção do Governo é exactamente a oposta, numa ânsia de obter um máximo de receitas, idependentemente das consequências, para poder ser ele próprio a efectuar a respectiva redistribuição, um conhecido método de exercer um lamentável controlo sobre a iniciativa privada, que deve ser autónoma e com capacidade de decisão por parte dos diversos empreendedores.

Quando comparado com os valores auferidos por outros cidadãos nacionais, os portugueses encontram-se entre os que mais tempo têm que trabalhar para encher um depósito de combustível, pelo que comparar preços com os praticados nalguns países do Norte da Europa, onde o ordenado médio é muito superior, é exemplificativo da falta de justiça fiscal e da fraca competitividade do nosso País, onde cada vez faz menos sentido investir.

É sempre fácil, sobretudo quando existe uma desculpa tão simples, ou simplória, como a descarbonização, para aumentar os impostos sobre os combustíveis fósseis, ignorando a realidade nacional e internacional, sendo óbvio que o imenso valor cobrado não é investido de forma a permitir, efectivamente, que seja possível recorrer a outras fontes de energia sem comprometer a competitividade ou mesmo a sobrevivência das empresas nacionais e o empobrecimento dos residentes.

sexta-feira, outubro 22, 2021

O sistema de iluminação Xanes W678 - 1ª parte

Já apresentamos diversos sistemas de iluminação que podem ser utilizaos na cabeça, com características diferentes, sendo o modelo W678 da Xanes um dos que oferecem uma melhor relação entre a qualidade e o preço, sendo utilizável em actividades ou situações muito distintas, proporcionando uma luz intensa durante um bom espaço de tempo.

Este é um sistema multi-funcional, incorporando um sensor infra-vermelhos, com 15 metros de alcance, de elevada qualidade, que permite activar, nos vários modos, as luzes do tipo "led" XPG e COB, que possuem, dependendo dos modos utilizados, entre 2 e 4 horas de funcionamento quando a bateria está completamente carregada.

Conjuntamente com os botões físicos que permitem ligar e desligar as luzes, o sensor, presente na caixa da bateria, controla as várias opções, com a opção final, de focagem do foco principal a ser efectuada através de um movimento de rotação, o que permite concentrar ou dispersar a luz.

Os "leds", ajustáveis em 90º, podem funcionar em modo contínuo ou intermitente, com 6 velocidades diferentes, sendo possível usar uma luz larga e abrangente ou um foco concentrado e de maior alcance de forma independente ou conjunta, dependendo dos objectivos e da situação concreta.

quinta-feira, outubro 21, 2021

Gasolina ultrapassa os 2 Euros - 3ª parte

Outros problemas são óbvios, como a nível da prestação do socorro, nomeadamente por parte das corporações de bombeiros, que não vêm o preço por quilómetro percorrido em transporte de doentes a ser aumentado desde 2012, altura em que os custos de operação eram francamente mais baixos.

Com corporações a gastar mais de 10.000 Euros mensais em combustíveis, e apenas a parte gasta em operações de combate a fogos florestais é paga por outras vias, a forma de compensar os elevados custos com o transporte de doentes tem que provir de outras fontes de receita, eventualmente sacrificando investimentos e outras actividades, também elas essenciais.

Também aqui, não existe uma forma de adquirir combustíveis mais baratos, salvo abastecendo no país vizinho, caso possível, pelo que o transporte de doentes, e a própria actividade operacional de muitas corporações, pode ficar comprometida, com tudo o que tal representa para quem precisa deste serviço e, naturalmente, não tem como suportar alternativas, substancialmente mais dispendiosas.

Se a actividade das corporações de bombeiros é essencial, o risco está presente em inúmeros sectores, face à potencial perda de empregos e de rendimentos, com o consequente aumento do nível de conflitualidade social que, mesmo numa país dito de "brandos costumes", pode assumir forma violentas, algo que, face a esta evolução e ao estudo de outras situações, não pode, de forma alguma, ser excluido.

quarta-feira, outubro 20, 2021

Dia Mundial do Combate ao Bullying

Foi estabelecido que o dia 20 Outubro seria o dia mundial do combate ao bullying, uma expressão inglesa que foi universalmente adoptada e descreve um conjunto de comportamentos violentos, seja a nível físico, seja a nível psicológico, que vitimiza, sobretudo, os mais novos.

O conjunto de "10 Mandamentos", elaborados por Luís Fernandes e ilustrados por Raquel Pina, resumem o essencial destas atitudes, que grassam em muitos estabelecimentos de ensino, e alertam para a necessidade de os denunciar e combater, adoptando comportamentos e atitudes que reduzam o espaço para a existência do bullying e protejam os mais vulneráveis.

O bullying pode, também, ser exercido recorrendo aos meios electrónicos, e este período de actividades não presenciais, com uma maior presença de muitos estudantes e trabalhadores na Internet fez deslocar esta forma de agressão para o mundo virtual, onde é habitualmente designado por cyberbullying, ambiente no qual o tipo de ameaças e presão adquire novos contornos, podendo revelar-se ainda mais perigoso e persistente.

É de salientar que, embora se associe muito o bullying às escolas e, consequentemente, a faixas ectárias mais jovens, esta forma de violência, sob as suas múltiplas formas, faz vítimas fora dos locais e das idades a que associamos estas agressões, e que, mesmo entre os mais velhos, que reconhecem estar a ser vítimas, existe resistência à denúncia e falta de apoio e compreensão por parte de muitas entidades.

terça-feira, outubro 19, 2021

Unidades de alimentação ininterrupta, uma necessidade nos dias de hoje - 4ª parte

Salvo quando é necessário instalar algum tipo de "software" de monitorização, caso de a unidade não ser devidamente reconhecida pelo próprio sistema operativo, o próprio Windows, na sua opçção de gestão de energia, inclui planos de gestão de energia, onde, nas opções avançadas, é possível parametrizar os valores a partir dos quais deve haver uma acção, como o desligar do sistema.

A configuração do "software", tal como o estabelecimento de procedimentos em caso de accionamento manual, devem ser estudados e planeados, sendo de registar os eventos, para análise futura e melhoramento das opções, corrigindo eventuais erros, o mais comum dos quais é estabelecer para desligar o computador um nível de carga da bateria tão baixo que o processo não tem tempo para ser concluído.

Em termos físicos, a instalação destas unidades de alimentação é extremamente simples, sendo apenas necessário ligar os cabos, tendo em atenção que nalguns modelos existem tomadas com protecção, mas sem alimentação via bateria, e que devem ser respeitadas as condições técnicas e ambientais estabelecidas pelo fabricante, aconselhando-se a efectuar uma carga completa e teste após instaladas.

Em termos de preços, para baterias com pelo menos 600VA e 400W, temos encontrado valores a partir dos 40 Euros, com os modelos de 800VA a custarem perto de 10 Euros mais, sendo que a estes preços correspondem modelos sem gestão via "software" e sem painel "led", o que significa que, mesmo com baixos orçamentos, é possível obter alguma protecção contra falhas de energia.

segunda-feira, outubro 18, 2021

Gasolina ultrapassa os 2 Euros - 2ª parte

A ideia de limitar as margens da gasolineiras, que é muito pequena em termos reais, não tem aplicabilidade prática e pode comprometer a concorrência, eliminando os competidores mais fracos, pode resultar num alívio temporário, mas irá ser penalizador em termos de médio e longo prazo.

Naturalmente, a tentação para o incumprimento, directo, recorrendo a expedientes, ou indirecto, procedendo a aquisições em Espanha, sempre que a distância assim o permita, do que resulta efectuar outras aquisições no país vizinho, prejudicando a economia numa faixa fronteiriça que se vai alargando a cada aumento, com um impacto muito difícil de avaliar, mas cada vez mais sério.

Dificilmente se pode calcular quantos residentes em Portugal abastecem em Espanha, mas pode-se fazer uma média de consumo de combustíveis nas várias zonas do País e aferir qual a diminuição que se pode registar à medida que a fronteira fica mais próxima, o que, sendo pouco preciso, por a realidade ser distinta nos vários distritos, pode, pelo menos intuir quanto à real perda de receitas nesta longa faixa de território nacional.

No entanto, é de salientar que no interior do País a alternativa ao transporte pessoal é escassa, pelo que a redução do consumo de combustíveis é inviável, tal como o é a substituição dos veículos em circulação por modelos menos poluentes, eventualmente híbridos ou eléctricos, dado que estas são zonas particularmente empobrecidas, onde os recursos para este tipo de aquisição são virtualmente inexistentes.

domingo, outubro 17, 2021

Unidades de alimentação ininterrupta, uma necessidade nos dias de hoje - 3ª parte

Em muitos locais, as falhas de energia são relativamente rápidas, de muito poucos minutos, pelo que mesmo um sistema com uma autonomia curta, de uma dezena de minutos, pode ser o suficiente para a maior parte das situações, podendo-se, obviamente, investir mais para manter activos equipamentos mais críticos, caso de um router que pode manter as comunicações de equipamentos com bateria interna, caso de telemóveis ou computadores portáteis.

É de notar que a autonomia nominal não corresponde à real, dado que atingindo um nível pré-estabelecido, será de proceder, de modo automático, se a unidade de alimentação dispuser desta funcionalidade, seja manualmente, ao desligar do equipamento de acordo com as normas, salvaguardando o trabalho em curso e a integridade do sistema, pelo que o tempo correspondente a esta operação terá que ser descontado da autonomia total.

Também é de equacionar se deve estar presente a funcionalidade que permite desligar de forma automática um computador, o que pode ser determinante quando estes fiquem ligados num local onde não existam operadores que, de forma manual, tomem as decisões e conduzam os procedimentos subsquentes, sendo que esta possibilidade, para além de requerer instalação de "software", implica um maior custo.

Outras características ou funcionalidades são comuns, desde a entrada em funcionamento automaticamente, até à protecção contra variações da corrente na rede, enquanto outras dependem do modelo, sendo disso exemplo o tipo de conectores disponibilidados ou a presença de um écran "led" para monitorização do estado, o que pode ser relevante como auxílio à decisão.