sábado, dezembro 11, 2021

O Baofeng BF-S5 Plus - 2ªparte

Tal como acontece com outros modelos da marca, estão disponíveis diversos opcionais, como uma antena diferente, essencial para a operação nas três bandas suportadas, um cabo de programação, que facilita em muito a configuração do equipamento, ou baterias de maior capacidade, aumentando assim a autonomia.

Após configurado, o que pode ser feito recorrendo ao teclado ou, mais facilmente, ao cabo de programação, este equipamento é muito fácil de operar, com as funcionalidades típicas de um "walkie talkie", tendo um sistema de encriptação digital que aumenta a segurança das comunicações, mantendo-as privadas num mesmo grupo de utilizadores.

O conjunto fornecido inclui o BF-S5plus Walkie Talkie, um auricular, uma bateria, carregador, antena destacável, "clip" de fixação, correia de segurança e o manual de instruções, sendo de prever um preço que ultrapasse um pouco a trintena de Euros, incluindo portes e impostos.

Naturalmente, existem inúmeras outras opções, algumas mais baratas, outras francamente mais dispendiosas, mas o facto de os Boafeng serem particularmente populares permite usá-los como padrão comparativo e exemplo da sua classe, cabendo aos potenciais interessados avaliar qual o modelo que melhor se adequa às suas necessidades e é compatível com o orçamento disponível.

sexta-feira, dezembro 10, 2021

Portugal regressa ao "estado de calamidade" - 7ª parte



Os avanços e recuos, o discurso errático e tantas vezes imprudente, desmentido pela realidade, culminando naquilo que foi designado por "libertação", sem que nada, para além de umas eleições próximas, o justificasse, tendem a reduzir a confiança das populações e a estimular teorias da conspiração, pseudo-ciência, negacionismo ou, o que pode ser mais grave, indiferença, do que resultam comportamentos de risco, com as inevitáveis consequências.

A situação é agravada pela falta de transparência das entidades oficiais, que recusam apresentar dados considerados relevantes, como os próprios pareceres científicos nos quais se baseiam as decisões políticas, o que se traduz pelo aumento da desconfiança em decisores que já erraram demasiadas vezes e, não obstante, continuam em posições de poder.

Obviamente, face aos clamorosos, e criminosos, erros ocorridos em Dezembro passado, seria de prever que fossem adoptadas outras medidas, procurando obter um justo equilíbrio entre a defesa da saúde e o funcionamento da economia, particularmente difícil quando se permite que de uma conjuntura desfavorável, que era efectivamente previsível, decorra de uma sequência de decisões erradas, a que devemos acrescer os erros por omissão, talvez os que piores consequências tiveram.

A proximidade de eleições legislativas, e a própria dissolução do parlamento, são os dois factores que realmente determinaram quais as medidas adoptadas, tentando evitar um degradar da situação epidemiológica em Janeiro, sem que as restrições penalizassem a época festiva, situações que seriam particularmente penalizadoras na altura de decidir o voto, podendo comprometer uma vitória eleitoral por parte de quem sustenta o actual Governo, cada vez mais penalizado e desgastado por uma longa sequência de decisões e comportamentos no mínimo censuráveis.

quinta-feira, dezembro 09, 2021

Digitalizar filmes antigos - 1ª parte

Com o aproximar da época festiva, numa época de grande consumismo, pode ser difícil escolher presentes originais e que se revelem interessantes, pelo que a nossa sugestão vai para a conversão de filmes antigos, como aqueles que eram filmados em formatos 8 milímetros e Super 8 através de câmaras portáteis destinadas a uma utilização não profissional.

Estes filmes antigos, ainda em celuloide, requerem um projector compatível, dependendo do formato exacto, e podem necessitar de algum tipo de limpeza antes de poderem ser exibidos, sendo vulneráveis a uma manipulação menos cuidadosa ou mesmo a condições ambientais adversas.

A conversão para formato digital é uma das possibilidades a ter em conta, talvez a mais adequada no sentido de prolongar a sua longevidade, garantir a sua integridade e, sobretudo, conferir-lhes utilidade, permitindo serem exibidos recorrendo aos meios actuais, aqueles que estão disponíveis na maioria dos lares.

O trabalho de conversão implica dispor de equipamentos adequados, que procedam à exibição do filme original e capture cada fotograma de forma individual, gravando-os em sequência dando assim origem a um ficheiro digital que pode ser exibido com facilidade.

quarta-feira, dezembro 08, 2021

Portugal regressa ao "estado de calamidade" - 6ª parte

No entanto, em termos meramente teóricos, devemos afirmar que o surgimento de novas variantes é perfeitamente natural e expectável e que a evolução de um vírus, a que melhor lhe permite sobreviver e reproduzir-se, implica uma elevada taxa de contágio e uma baixa letalidade, sendo idealmente assimtomático para que não sejam adoptadas pelo hospedeiro as medidas que levem à sua destruição, pelo que a nova Omicron, nesta perspesctiva, pode ser menos perigosa que variantes anteriores.

Temos, ainda, que reconhecer que uma nova variante, proveniente da África so Sul, designada por Omicron, pode ter consequências ainda imprevisíveis, desconhecendo-se, nesta altura, se as actuais vacinas oferecem protecção, e em que níveis, introduzindo na equação uma nova variável, ainda indeterminada, que pode obrigar a recalcular não apenas os dados, mas a redefenir as próprias fórmulas.

Recordamos que, no ano passado, face a uma possibilidade que era francamente real, o Governo tomou uma decisão imprudente, e que, após confirmação de uma nova variante, optou por ignorar a nova realidade, com as consequências desastrosas, e mesmo criminosas, que todos conhecemos, culminando em mais de 300 mortes diárias no pico que, inevitavelmente, se seguiu.

Também a mensagem continua a ser confusa e frouxa, o que tem contribuido para um decrescente uso da máscara, mesmo em locais onde tal faria todo o sentido, apontando muito no sentido da responsabilidade individual numa altura em que o cansaço e saturação resultam em comportamentos de maior risco, actualmente socialmente muito mais aceites do que há uns meses atrás.

terça-feira, dezembro 07, 2021

Armazenamento partilhado em redes domésticas - 3ª parte

Uma característica menos comum, e que encarece a doca, é a possibilidade de adicionar e remover os discos sem desligar a desligar, uma funcionalidade conhecida como "hot swap", e que tende a estar associada a formas distintas de protecção dos dados, como a possibilidade de um disco, em permanência, espelhar um outro disco, garantindo que a perda de dados é marginal caso um disco se avarie.

Relevante é, naturalmente, a qualidade, já que este é um equipamento que fica permanentemente ligado e no qual vão se colocados e retirados discos, o tipo de condições ambientais suportadas, os indicadores visuais que permitam avaliar o estado de funcionamento, bem como a existência ou não de "software" que facilite o seu controle e implemente funcionalidades adicionais, factores que devem sempre ter sido em conta na altura de uma aquisição.

Também será de ter em conta se o conector para alimentação eléctrica corresponde ao pretendido, se é compatível com o espaço e local de instalação e se existe algum tipo de particularidade ou restrição que tenha impacto no desempenho, pelo que uma rápida leitura do manual da doca, e do próprio "router", é mais do que aconselhado.

O preço deste tipo de unidade varia substancialmente, podendo começar na trintena de Euros para os modelos mais básicos, com capacidade para um par de discos e poucas funcionalidades adicionais, e atingindo centenas de Euros para modelos mais sofisticados e nos quais o investimento se justifica em situações específicas ou numa actividade profissional.

segunda-feira, dezembro 06, 2021

Portugal regressa ao "estado de calamidade" - 5ª parte

Podemos, facilmente, confrontar-nos com situações em que, estando em tele-trabalho, que pode ser realizado a partir de qualquer local com acesso a comunicações, e com filhos sem aulas, muitas famílias permaneçam em lugares de férias, fora da residência habitual, mantendo contactos fora do âmbito familiar mais restrito, tal como o Governo espera com esta imposição.

Daqui decorre que, em vez de uma semana de convívio entre o Natal e a passagem de Ano, a chamada "semana de contenção" proporcione uma semana extra em condições semelhantes, pelo que o risco de contágio pode duplicar, não obstante poder ser amortecido pelo facto de, pela extensão deste periodo, infecções na fase inicial se poderem revelar sintomáticos antes do regresso a actividades presenciais, algo que não sucede com contrágios mais tardios.

Acresce o facto de, nesta conjuntura, fora dos locais habituais, haver lugar a algum relaxamento, com maior exposição e, quase certamente, menor testagem, o que pode empurrar o número de casos conhecidos da primeira para a segunda semana de Janeiro, a apenas duas semanas das eleições legislativas, no início da campanha eleitoral para estas.

Temos, ainda, que reconhecer que uma nova variante, proveniente da África so Sul, designada por Omicron, pode ter consequências ainda imprevisíveis, desconhecendo-se, nesta altura, se as actuais vacinas oferecem protecção, e em que níveis, introduzindo na equação uma nova variável, ainda indeterminada, que pode obrigar a recalcular não apenas os dados, mas a redefenir as próprias fórmulas.