sábado, dezembro 02, 2023

Mudar rodas com facilidade

Existem vários equipamentos ou dispositivos que facilitam a mudança de um pneu, requerendo um menor esforço face ao uso de uma chave de rodas, substituindo esta última com vantagem no uso, mas obrigando à respectiva aquisição, que pode ficar entre os 30 e os 40 Euros, bem como à necessidade de ter um local para acomodação ou transporte, complementando o habitual macaco para efectivar processo de troca de pneus.

O funcionamento é extremamente simples, bastando selecionar o adaptador que corresponde às porcas ou parafusos que apertar as jantes, encaixá-lo na que se pretende desapertar ou apertar e encaixar a extensão noutra porca ou parafuso, ajustando o ângulo do equipamento e acoplando a manivela ao eixo de rotação.

Com o equipamento em posição, basta rodar a manivela no sentido correspondente à acção pretendida e ir passando de um parafuso ou porca para o seguinte, sem esquecer seguir a sequência correcta e ir desapertando ou apertando por etapas, terminando com um aperto final que garanta a segurança em circulação, o que deve ser efectuado já com o pneu no chão.

O equipamento, inteiramente construído em aço cromo-vanádio, é fornecido com adaptadores para porcas ou parafusos de 17, 19 e 21 milímetros, para além da manivela e foi concebido para suportar até 680 nm, em ambas as direcções, ou seja para apertar e desapertar, sendo compatível com a maioria dos veículos ligeiros em uso e estando disponível em diversas variantes, com outras capacidades e compatibilidade com outros modelos de veículos.

sexta-feira, dezembro 01, 2023

"Pensando melhor", o IUC não aumenta

Naturalmente, todos os proprietários de veículos matriculados até 2007 sentiram algum alívio quando a vergonhosa proposta de aumento do Imposto Único de Circulação foi retirada do Orçamento de Estado para 2024, algo que todos esperavamos desde que foram convocadas eleições a realizar a 10 de Março do próximo ano.

O Partido Socialista, cujo Governo incluiu no Orçamento a proposta que mereceu a revolta dos proprietários e a condenação de diversas organizações e instituições, "pensou melhor", vindo a retirá-la por tê-la considerado injusta, repondo a legalidade, e demonstrando que, quando as eleições de aproximam, muitas ideias, sobretudo as menos populares, rapidamente são esquecidas, evitando assim pagar nas urnas de voto um preço elevado.

Continuamos a considerar que esta proposta viola princípios básicos de equidade e proporcionalidade, penalizando fiscalmente os menos favorecidos, o que coloca em causa a forma como a fiscalidade está estruturada, para além de contrariar a justificação para as alterações no IUC que foram introduzidas em 2007, e que diferiam o pagamento do Imposto Automóvel nos anos de vida da viatura, enquanto os veículos previamente adquiridos, e que foram mais onerados na altura da compra, teriam liquidado defenitivamente esse imposto.

Apesar de estarmos convictos que, como ou sem eleições, esta alteração fiscal não seria concretizada, por inconstitucionalidade e pela possibilidade de recurso junto dos tribunais europeus, para milhões de proprietários esta foi uma boa notícia, não obstante ter na raiz um lamentável eleitoralismo que faz com que qualquer partido justifique uma cambalhota através de uma suposta melhor reflexão, o que, a ser verdade, aponta para uma enorme falta de estudo e de sensibilidade na preparação de medidas que, diz o senso comum, serão fortemente constestadas.

quinta-feira, novembro 30, 2023

Gorro e gola de Inverno - 1ª parte

Com a chegada do Inverno, e do tempo frio, algumas peças ou acessórios de vestuário podem revelar-se essenciais, não apenas em termos da manutenção do conforto térmico, mas, igualmente, ter um efeito positivo em termos da saúde, protegendo algumas áreas do corpo mais expostas, como a cabeça e o pescoço.

Estão disponíveis numerosos conjuntos de gorro e gola, alguns numa única peça, assumindo uma configuração que se aproxima das balaclavas, outras em duas peças separadas, o que permite uma maior flexibilidade sem comprometer a protecção que oferecem, desde que bem concebidos, pelo que versaremos estes últimos recorrendo a um modelo exemplificativo, dada a extensa oferta existente no mercado.

Feitos num tecido polar à base de poliéster, disponível em diversas cores, na sua maioria associadas a um uso militar, como o negro, cinzento, amarelo areia ou verde, num único tamanho, considerado universal, e adequado a cabeças com a circunfrência entre os 56 e os 60 centímetros, as peças que compõe o conjunto podem ser adquiridas separadamente ou, mais favoravelmente, em conjunto.

Vendido como acessório para desportos de Inverno, o conjunto proporciona, efectivamente, uma boa protecção contra o frio e o vendo, sendo bastante eficaz, sobretudo se complementado por uns óculos adequados às circunstâncias, sendo leve e confortável, sem apertar ou ter costuras que se revelem incómodas, o que permite um uso prolongado.

quarta-feira, novembro 29, 2023

O seguimento de conflitos no Liveuamap

Para todos aqueles que acompanham as zonas do globo com maior índice de conflitualidade, o Liveuamap é uma ferramenta a ter em conta, por sobrepor a um mapa ampliável e de elevada resolução na versão paga, um conjunto de informações actualizadas, muitas vezes com ligações externas para fontes de informação.

Com um ênfase especial nas zonas da Ucrânia, Síria e Médio Oriente, embora incluindo informações sobre outros países e regiões, o mapa é de navegação muito fácil, replicando as características de diversas plataformas similares, tendo uma secção, que pode ser ocultada, onde se encontram as últimas referências, ordenadas cronologicamente.

Estão disponíveis versões para dispositivos móveis, mas, tendo em conta o tipo de mapa e complexidade da informação, sobretudo quando um vasto conjunto de eventos decorrem na mesma área, a utilização de um computador oferece outras possibilidades, podendo-se combinar a informação obtida com outras plataformas, onde o mapa tenha outro nível de detalhes, sendo esta uma opção para quem recorre à versão gratuita do Liveuamap.

Naturalmente, a versão paga é francamente mais interessante, com mapas detalhados, ao nível do que podemos ver nas soluções do Bing ou do Google, mas a versão gratuita, apesar das suas limitações, não deixa de ser interessante e uma forma muito rápida de aceder a um conjunto de informações que, nos dias de hoje, se revela da maior importância, relatando factos que podem condicionar o futuro de todos.

terça-feira, novembro 28, 2023

Endereço de correio electrónico no Whatsapp

Se, por um lado o Whatsapp está a preparar, desde há meses, a possibilidade de um utilizador recorrer a um nome, escolhido pelo próprio, que substitua o número de telefone, está igualmente eminente a possibilidade de, em determinadas situações, ser usado um endereço de correio electrónico em vez do número telefónico.

Quem utiliza versões de teste, caso já tenha sido contemplado com esta novidade, possivelmente há se terá apercebido que é possível adicionar um endereço de correio electrónico, o qual será validado através do envio de um PIN, composto por 6 dígitos, o que permite dispor de uma alternativa ao número de telefone.

Apesar de ser necessário dispor de um número de telefone para criar uma conta de Whatsapp, e esta ligação será mantida, mantendo-se o endereço de correio conectado sempre privado e utilizado em situações onde é necessária uma validação, sendo uma alternativa a situações durante as quais, por qualquer razão, não seja possível recorrer à rede móvel mas esteja disponível uma ligação à Internet.

Para aceder à nova opção, basta entrar nas defenições de conta, escolher a opção de endereço de email, caso já disponível, e escrever o endereço no qual será recebido um código de validação, que terá que ser entrado para que esta opção fique funcional para a conta, aconselhando-se a todos os que o possam fazer que, por uma questão de precaução, não deixem de seguir estes passos simples, que podem evitar problemas no futuro.

segunda-feira, novembro 27, 2023

Os aneis Jakcom com NFC - 4ª parte

Em termos de segurança, para além das habituais funcionalidades em termos de autenticação, o R5 pode, ainda, enviar a localização, via GPS, com transmissão através de um telemóvel, com uma mensagem de pedido de auxílio, o que será interessante para quem se sinta mais vulnerável.

No R5 ainda estão presentes circuitos de estimulação através de campos electromagnéticos, uma funcionalidade que pode ser interessante para aqueles que consideram este tipo de abordagem válida e relevante para a saúde, e que, naturalmente, irão valorizar esta funcionalidade, sendo possível que a própria cor, preto e branco, simbolizando o "Yin" e o "Yang" tenha sido escolhida por razões algo místicas.

Os aneis da Jakcom estão disponíveis em diversos diametros, com perímetro interno desde os 57.1 aos 70 milímetros, adequando-se aos vários tipos de dedo, sendo fornecido acompanhado do manual de utilização, que remete para os sítios a partir dos quais o "software" pode ser descarregado, sendo este um procedimento que parece cada vez mais habitual para os equipamentos electrónicos dado ser francamente menos dispendioso e facilitar a actualização quando comparado com o envio do "software" num suporte magnético.

Para aqueles que pretenderem utilizar este tipo de tecnologia concentrada num anel, o que pode ser bastante prático, os Jakcom podem ser uma boa alternativa, oferecendo uma relação entre o preço e a qualidade favoráveis e um suporte aplicacional adequado, capaz de suportar múltiplos usos e que permitem uma introdução a este tipo de dispositivo, explorando as suas possibilidades, sem pagar um preço excessivo.

domingo, novembro 26, 2023

Gorro e balaclava para baixas temperaturas

O desenho invulgar e as suas características, que consideramos interessantes e proporcionam uma boa flexibilidade de uso, fizeram recair a nossa atenção sobre um gorro, que pode, igualmente, ser utilizado como balaclava, permitindo uma utilização em diversas situações durante o tempo frio.

Inteiramente em tecido sintético e com alguma elasticidade, de muito boa qualidade e obedecendo a especificações militares, disponível em diversas cores, todas elas compatíveis com o fim que presidiu a sua concepção, e padrões camuflados, num único tamanho, considerado universal, esta balaclava pode igualmente ser usada como um vulgar gorro, adequando-se a temperaturas baixas ou mesmo muito baixas.

Para além de proteger bem a cabeça e o pescoço, quando completamente desdobrado, ao contrário da maioria dos modelos, permite uma respiração e comunicação fáceis, graças a uma rede na zona da boca e nariz, temos que realçar o conforto, com um pelo interior que, para além de agradável em termos de contacto, contribui para a boa protecção térmica, pelo que o principal problema pode resultar da não impermebilização.

Apesar do seu preço algo elevado, e encontramos este tipo de balaclava por valores que vão desde os vinte a trinta Euros até perto do dobro, este é um produto de alta qualidade, durável, confortável de usar e polivalente, oferecendo uma boa protecção contra temperaturas bastante baixas, enquanto permite uma respiração natural, algo essencial sobretudo durante actividades que implicam esforço.