sábado, março 08, 2008

Mais uma morte resultante da má coordenação de meios de socorro - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
VMER do INEM estacionada num hospital

Um erro de avaliação da localização de uma vítima de uma hemorragia interna poderá estar na origem de um erro no envio de meios de socorro, podendo ter resultado na morte de um homem de 51 anos.

A vítima esvaiu-se em sangue na noite de 27 de Fevereiro, enquanto esperou durante 45 minutos por socorro na sua residência em Samora Correia, no concelho de Benavente, acabando por falecer.

A falha verificou-se quando o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) accionou os meios dos bombeiros de Almeirim, situados a 57 quilómetros de distância, quando a corporação local se encontrava a escassos 400 metros de casa da vítima e dispunha ds meis necessários para o socorro.

O pedido de socorro foi feito para o 112 pelas 23:35, tendo o operador accionado os meios, mas, dado que passados 15 minutos ainda não tinham chegado, um médico amigo da família insistiu, contactando directamente o CODU que reafirmou a activação de meios.

Os bombeiros de Almeirim, estranhando a situação contactaram directamente o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém que se apercebeu do erro e acionou os meios de Samora Correia em substituição dos provenientes de Almeirim que assim regressaram ao quartel.

No entanto, com uma corporação a 400 metros, este atraso parecia absurdo pelo que foram contactados os bombeiros locais, que desconheciam o sucedido mas enviou prontamente meios de socorro a que se juntou uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que não conseguiram evitar que a vítima, em paragem cardiorrespiratória e coberta com o sangue que foi saindo do pescoço morresse.

Lamentavelmente, também esta VMER, baseada em Vila Franca de Xira, não chegou a tempo, pois ia a caminho de outra emergência em Glória do Ribatejo e a VMER estacionada em Santarém não foi activada.

A VMER de Vila Franca só após terminar a missão inicialmente atribuida é que pode acorrer à nova chamada, pelo que demorou perto de 40 minutos a chegar, comparecendo no local perto das 00:15, após o pedido dos bombeiros de Samora Correia ao CODU.

Na verdade, a VMER de Vila Franca foi acorrer a um local mais perto da de Santarém, que deveria ter sido mobilizada para este caso, acabando por percorrer uma distância superior a 40 quilómetros no distrito de Santarém, após o que demorou mais um quarto de hora a chegar a Samora Correia.

Em contrapartida, a VMER de Santarém permaneceu toda a noite no hospital onde está sedeada, não obstante ser a que estava mais próximo da ocorrência em Glória do Ribatejo, cabendo à VMER de Vila Franca desempenhar ambas as missões.

1 comentário:

anjo disse...

olá , pois infelizmente isso acontece , acho que tem haver também devido ao codu não indentificar mt bem os nomes das terras , só um pqueno ex, a algum tempo ouve uma chamada a dizer que havia uma pessos inconsciente dentro de um veiculo em torres vedras , os bombeiros correram a cidade a perocura e não encontraram nada , qd encontraram em contacto com o codu afinal n era torres vedras mas sim torres novas .Pois o doente pode ter morrido devido a este erro , enfim :) beijos doces