sexta-feira, março 07, 2008

Flock: um "browser" alternativo


Image Hosted by ImageShack
Écran de navegação do Flock

O Flock é um "browser" construido sobre a mesma base do antigo Netscape e que inclui uma vertente específica para ligação a redes sociais como a Facebook.

Este "browser" implementa um conjunto de funções muito semelhantes aos de produtos mais conhecidos, mas existe um especial enfase na implementação de uma maior interacção com plataformas como o Flickr, o Facebook ou o YouTube, muito utilizadas nos dias de hoje e suporte de diversas comunidades virtuais.

Assim, o Flock dá uma especial importância à vertente multimédia, cada vez mais popular, bem à utilização de conteúdos dentro do próprio "browser", integrando assim o que tende a estar disperso por várias apliações.


Image Hosted by ImageShack
Écran de composição de mensagem do Flock

Opções como a leitura de "feeds" RSS, a composição de mensagens de correio com conteúdos multimédia, a interacção directa com "blogs" ou a leitura de "streems", estão prontamente disponíveis e ao alcance de qualquer utilizador, mesmo que pouco experiente.

A versão defenitiva disponível é a 1.0, mas uma "beta" 1.1 já pode ser descarregada, sendo que este "browser" pode ser usado em sistemas Windows, Linux ou Macintosh.

Tal como o Firefox ou o Safari, o Flock é uma alternativa ao Internet Explorer, com capacidades semelhantes às da concorrência, incluindo algumas características interessantes, mas que terá um menor suporte por parte de quem desenvolve "sites", do que podem resultar alguns problemas de navegação.

Para quem use muitos conteúdos multimédia e pertença a diversas comunidades virtuais, o Flock pode ser uma alternativa interessante com "browser" complementar de um dos "standards" do mercado.

Sem comentários: