quinta-feira, março 06, 2008

Marketing agressivo na Internet


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Marketing agressivo na Internet

Entre os perigos desta nova sociedade da informação inclui-se a publicidade e os mais vulneráveis são as crianças, que facilmente serão aliciadas por falsas promessas associadas a produtos ou serviços disponibilizados com a maior das facilidades na Internet.

Obviamente não serão só os mais jovens a estar em perigo, mas o tipo de ameaça que enfrentam os mais idosos, seja por questões culturais, seja pelo tipo de recursos a que têm acesso, assumem características muito diferentes e tendem a centrar-se no convencimento por parte de burlões profissionais.

Contra estes perigos, que é impossível individualizar tal a sua variedade e a imaginação de quem concebe estas autênticas armadilhas, apenas existe como defesa o acompanhamento familiar e a educação.

Existem, obviamente, um conjunto de programas que avaliam o conteúdo dos "sites", que testam as mensagens, que identificam endereços já conhecidos por serem perigosos ou, inclusivé, que possuem sofisticados métodos de análise e de implementação de inteligência artificial, mas, em última instância, serão sempre os utilizadores a terem que se defender através dos conhecimentos previamente adquiridos.

Sabendo-se que os país têm pouco tempo e, muitas vezes, conhecimentos insuficientes para acompanhar os filhos, têm vindo a ser promovidas acções de formação para alertar os mais novos contras os perigos que surgem das mensagens publicitárias, uma vertente ainda pouco analisada pelos especialistas, mas cada vez mais presente e perigosa, sobretudo quando associada a "sites" que inspiram alguma confiança.

Estas iniciativas, em conjunto com as promovidas pela Polícia Judiciária e pelas associações de defesa de menores, são um primeiro passo, mas será necessário, sobretudo, implementar meios a nível da rede, de modo a que endereços suspeitos sejam bloqueados de imediato para quem susbscrever um serviço "on-line" de vigilância, usando um sistema de denúncias algo semelhante ao utilizado no combate contra o "spam", que assinala imediatamente os endereços de onde provêm ou mencionados nos ataques e impede o seu acesso.

Um sistema deste tipo, cuja tecnologia já existe, não é demasiadamente difícil de implementar e pode conferir uma última linha de defesa contra um tipo de ataque insidioso, de aspecto inocente, mas extremamente perigoso.

No entanto, é sobretudo a educação e o acompanhamento, que tem que ser suportado por um trabalho eficaz das autoridades competentes, a única defesa permanente contra um marketing cada vez mais agressivo, e muitas vezes enganador, com que todos nos deparamos sempre que acedemos à Internet e vemos as páginas sobrecarregadas por publicidade que redirecionam o utilizador para "sites" onde os esperam verdadeiras armadilhas.

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