terça-feira, março 04, 2008

Enviamos ao MAI documentação sobre geo-localização


Image Hosted by ImageShack
Seguimento de veículo via terminal GSM

Numa altura em que a criminalidade violenta parece aumentar, criando um sentimento de insegurança e de impunidade junto das populações, enviamos ao Ministério da Administração Interna (MAI) alguma da informação relativa a sistemas de seguimento e alarme que temos recolhido ao longo dos últimos anos.

Entre as informações disponibilizadas, enviamos dados sobre alguns dos equipamentos que aqui analisamos, bem como as possibilidades de utilização em diferentes circunstâncias e as implicações que a sua utilização podem ter em termos de prémios de seguro e na forma como o socorro às vítimas pode ser organizado.

A importancia da geolocalização no socorro, bem como na localização de vítimas ou no próprio auxílio a prestar às forças policiais não pode ser descurada, não obstante continuar-se a verificar um certo alheamento por parte das entidades competentes, que parecem pouco sensibilizadas para a utilização de novas tecnologias.

Seja na detecção automatica de acidentes, através da ligação a um sensor de "airbag", seja para localizar um veículo ou pessoa, os sistemas de seguimento e alarme podem dar um contributo importante para a segurança de todos, sendo que o seu actual custo, na ordem das duas centenas de euros, justifica bem a sua aquisição.

Todas estas informações e a sensibilização para o recurso a novas tecnologias, de forma semelhante ao programa "Táxi Seguro" do próprio MAI foram enviadas, como contributo para que sejam implementadas medidas e sugeridas recomendações que contribuam para uma maior segurança das populações.

Sem comentários: