sexta-feira, janeiro 18, 2008

Alarme com localização via GSM F900A - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Alarme com localização via GSM CVEYH-F900A

Após várias descrições de alarmes com localização via GPS e envio de posição via GSM, optamos por examinar um modelo que usa o sistema de triangulação de antenas de GSM para determinar a sua posição.

Já abordamos a questão da determinação do posicionamento via GSM por diversas vezes e em várias circunstâncias, mas nunca como base de um sistema de alarme que dispensa o uso e o custo do mais tradicional GPS.

De entre os vários modelos disponíveis, com valores entre os perto de 75 e os 110 euros, a que acrescem portes e taxas alfandegárias, optamos por descrever o F900A, que opera nas bandas dos 900 e 1.800 MHz, sendo, portanto, compatíveis com a rede de GSM existente em Portugal.

Este modelo de alarme, para além das funções mais habituais de detecção de intrusão, vibração, abertura de portas, entre outras, mas implementa também um sistema de localização baseada na triangulação de antenas GSM, processo que já descrevemos e que se baseia na cronometragem do tempo que dura o sinal proveniente de cada antena na área.

Através de uma ligação telefónica é possível saber o estado da viatura e agir sobre ela, trancando ou destrancando as portas, activando as luzes ou cortando o fluxo de combustível e provocando a paragem do motor.

É possível operar o sistema através de comandos de voz, facilmente memorizáveis, substituindo assim os mais complexos comandos através de instruções de texto enviadas via SMS, que controlarão as funções do alarme e monitorizarão o sistema.

Sem comentários: