sexta-feira, janeiro 18, 2008

Google investe na prevenção de catástrofes


Image Hosted by ImageShack
Logo do Google.org

Quase se pode dizer que não há quem navegue na Internet e desconheça o Google, seja como motor de pesquisa, seja como fornecedor de inúmeros recursos e aplicações, mas serão muito menos os que conhecem a vertente de intervenção social do Google.org.

Esta instituição sem fins lucrativos está actualmente a financiar projectos que visam o recurso a meios tecnológicos para identificar e enviar alertas de catástrofes naturais ou riscos para a saúde pública através da Internet.

O projecto do InSTEDD vai recorrer a diversas ferramentas tecnológicas já presentes em redes sociais para enviar mensagens de alerta, usando versões de "software" semelhante ao da Facebook devidamente adaptado de modo a que exista um sistema de transmissão em cadeia rápido e eficaz.


Image Hosted by ImageShack
Efeitos do Katrina

Também a vertente respeitante a entidades que operam na área do socorro ou da emergência está a ser estudada, de modo a que novos programas, mais eficientes e de uso livre, facilitem a comunicação e coordenação durante as missões que estas cumprem.

A vertente humanitária do Google incluiu o InSTEDD, uma organização sem fins lucrativos atualmente liderada pelo antigo conselheiro do Departamento de Defesa dos EUA, Eric Rasmussen, e conta com nove elementos que têm vindo a desenvolver "software" que será disponibilizado gratuitamente.

Será também disponibilizado um directório de associações de ajuda humanitária, com contactos e recursos, e espaços interactivos onde se troquem informações e ideias.

Este é um contributo importante que poderá, no futuro, vir a ser de grande importância, tal a dimensão de recursos que o Google disponibiliza, pelo que este é um projecto a acompanhar com especial atenção.

Sem comentários: