Com a abertura do Salão do Automóvel em Nova Deli, foi finalmente divulgado o aspecto defenitivo do Tata "Nano", conhecido até hoje apenas em forma de protótipo.
Este veículo de quatro portas, capaz de transportar comodamente outros tantos passageiros, é propulsionado por um motor de 624 centímetros cúbicos que debita 33 cavalos de potência montado na rectaguarda.
O modelo base, de modo a custar perto de 1.900 dólares, não inclui um conjunto de características habituais hoje em dia, como o ar condicionado, direcção assistida, vidros eléctricos ou ABS, mas existe a possibilidade de os encomendar ou de os ter de série em versões mais dispendiosas.
A simplicidade que preside à concepção do "Nano", para além de um uso generalizado de plásticos, implica reduzir custos e peso onde seja possível pelo que, por exemplo, apenas existe uma escova no limpa-parabrisas e os cintos de segurança traseiros são opcionais.
Prevê-se que a comercialização se inicie ainda este ano, não estando ainda defenidos os mercados onde o automóvel mais barato do Mundo, com um preço anunciado de 1.900 dólares, poderá ser adquirido, mas, para já, exclui-se a Europa dado que o "Nano" não obedece a um conjunto de regulamentos comuniários.
Outras marcas virão, sem dúvida, a adoptar este conceito e outros modelos de baixo se seguirão, sendo certo de que num futuro próximo veremos automóveis construidos na Índia ou na China a circular entre nós, após terem sido adquiridos por preços inatingíveis pela sua concorrência europeia ou americana.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário