segunda-feira, janeiro 14, 2008

ANPC vai alojar base de dados sobre bombeiros


Image Hosted by ImageShack
Início de configuração de base de dados

O Conselho de Ministros aprovou na passada quinta-feira o decreto-lei que determina as regras de criação, manutenção e actualização de uma base de dados sobre os bombeiros portugueses.

O resultado do "Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses" ficará alojado no sistema informatico da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), podendo ser acedido via Internet.

Da nova base de dados constarão informações relativas aos efectivos das corporações, devidamente descriminados, equipamentos e os vários elementos que permitam conhecer os meios de que cada uma dispõe, sendo um utensílio essencial para coordenar operações, sobretudo quando estas sejam coordenadas a nível distrital ou nacional.

Sendo um instrumento de grande utilidade, qualquer base de dados, quando não é mantida de forma adequada, pode encerrar perigos ao transmitir informações erradas sobre as quais se podem vir a apoiar decisões operacionais.

É, portanto, fundamental que esta base de dados seja permanentemente actualizada e que todos os meios indisponiveis, mesmo que temporariamente, como elementos de férias ou os veículos que se encontram em manutenção, sejam assinalados, sem o que se corre o risco de ter informações que não correspondem à realidade.

Tem-se, assim, um ponto de partida que, para além de um uso meramente administrativo, pode dar um contributo importante a nível operacional, caso as corporações e os Comandos Distritais mantenham em permanente actualização os meios efectivamente disponíveis e os que estão empenhados em operações, podendo, mais tarde, passar a implementar tecnologias de referenciação geográfica, de forma a haver um acompanhamento permanente das unidades em missão.

Uma base de dados com estas características, se devidamente implementada e utilizada, será uma óbvia mais valia para a ANPC, mas caso não seja mantida devidamente actualizada, pode transformar-se numa autêntica armadilha a partir da qual podem ser tomadas decisões baseadas em dados errados, com consequências que se podem vir a revelar desastrosas para todos os envolvidos.

As novas tecnologias não são, obviamente, uma panaceia para todos os males, mas quando correctamente utilizadas oferecem um conjunto de elementos de suporte à decisão que pode prevenir erros e melhorar susbtancialmente o planeamento e a eficácia das operações de socorro.

Sem comentários: