quarta-feira, janeiro 16, 2008

CDS-PP volta a questionar o Governo sobre a EMA - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Painel de instrumentos de um Kamov Ka-32

O CDS-PP vai voltar a questionar o Governo sobre o facto de a Empresa de Meios Aéreos (EMA), responsável pela gestão das aeronaves adquirida para efectuar missões do Ministério da Administração Interna (MAI), ainda não dispor do certificado de operador de trabalho aéreo, que a 22 de Agosto pediu ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

Entre as questões que o CDS-PP quer colocar encontram-se a falta de certificação europeia dos seis helicópteros Kamov Ka-32 e a não substituição do Ecureille que ficou destruído num acidente ocorrido a 10 de Novembro em Melgaço, do que resultou a morte do piloto.

Sem os helicópteros certificados, estes apenas podeam operar no combate a fogos, segurança interna e busca e salvamento, mas as operações de carácter comercial, previstas nos estatutos da EMA como forma de rentabilizar os meios adquiridos.

Também o concurso de aquisição de meios aéreos pesados está na mira do CDS-PP, que pretende obter esclarecimentos relativamente a um processo que se arrasta há anos sem efectivamente nunca ter começado.

Já não é a primeira vez que o CDS-PP tenta ouvir o ministro Rui Pereira na comissão eventual que acompanha os fogos florestais, sendo que o requerimento inicial, efectuado em Novembro, foi inviabilizado pelo PS.

Desta vez o CDS-PP pressionará a vinda do titular do MAI garantindo que não aprovará o relatório da comissão sobre o ano passado se dele não constar uma "denuncia da péssima gestão dos dinheiros públicos", referindo-se, nomeadamente às limitações de utilização dos Kamov e ao recurso à declaração destes como aernaves do Estado.

Sem comentários: