quinta-feira, janeiro 17, 2008

Autarcas queixam-se de estragos provocados por provas TT em caminhos florestais


Image Hosted by ImageShack
Passeio de todo o terreno

Surgem, por vezes, queixas por parte de autarcas, proprietários e entidades ligadas à Protecção Civil de que caminhos florestais são danificados por provas ou passeios efectuados por veículos todo o terreno.

Recentemente, no concelho de Viseu, os presidentes das juntas de Farminhão e de Torredeita, queixaram-se dos danos provocados nos caminhos florestais por veículos todo o terreno realizadas no domingo passado, quando perto de meia centena de veículos, incluindo moto 4 e motos, comprometeram a transitabilidade de um conjunto de acessos necessários em caso de incêndios florestais e usado pelos proprietários dos terrenos.

Esta situação já ocorrera por diversas vezes na frequesiada Torredeita, que já antes do domingo passado, em Outubro e Dezembro de 2007, sofrera danos semelhantes, ficando vários quilómetros virtualmente intransitáveis.

Na sequência destes prejuizos, que não estarão cobertos pelos seguros, caberá às autarquias repor a situação anterior, sem o que os proprietários de terrenos não poderão aceder aos seus locais de trabalho nem os bombeiros acorrer a eventuais fogos florestais.

Chamamos a atenção para o facto de todas as actividades mencionadas estarem devidamente licenciadas junto da respectiva câmara, cumprindo todos os requisitos legais, estando avisadas as autoridades competentes, mas quer as juntas de freguesia por onde passam as provas ou passeios não são consultadas, tal como não o são os proprietários ds terrenos ou quem necessita destas vias para missões de socorro.

Queremos, sobretudo, deixar um alerta para uma situação que tende a repetir-se num País onde uma pseudo-legalidade suportada por algumas instituições de representatividade duvidosa se sobrepõe ao civismo e ao bom senso que deve imperar na altura de tomar decisões.

Quando a primazia da burocracia e da legalidade formal ocupa o lugar que deve pertencer a quem é realmente afectado pelas acções ou atividades, é fácil de entender que as consequências serão nefastas e podem, no limite, acabar com a prática do todo o terreno livre em Portugal.

2 comentários:

Reinaldo Baptista disse...

Mas se não fossem essas provas de TT a maioria dos caminhos existentes estavam intransitáveis pelo motivo de estarem totalmente tapados pela vegetação, porque as autarquias não limpam nada nem fazem manutenção aos caminhos, e as provas de TT fazem sempre mais uns caminhos novos como é sabido e mantêm os actuais abertos, essas queixas das autarquias não tem fundamento.

Nuno Cabeçadas disse...

Estas queixas são concretas e têm todo o fundamento perante os danos causados pelo número excessivo de veículos que aí transitaram.

Pode-se dizer que, em abstracto, existem numerosas situações em que são os TT que mantêm os caminhos florestais em condições de circulação, mas nem sempre acontece, sobretudo com grupos demasiado numerosos.

Um abraço