quinta-feira, dezembro 27, 2007

"O Avião": localização GSM na investigação criminal - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Explosão controlada junto do bar "O Avião"

Neste texto vamo-nos referir a atentado no exterior do bar "O Avião", ocorrido em Lisboa, como exemplo da localização via GSM.

Uma investigação deste tipo é como um novelo, onde, por vezes há pontas soltas que se podem desenrolar, outras podem estar de tal forma presas que não se conseguem puxar.

O essencial é ter um ponto de partida que permita começar e ir do registo de chamadas até aos telemóveis, que têm um identificador único e daí, se possível, até ao comprador ou ao utilizador, caso ainda esteja em uso.

Apesar de, segundo o artigo publicado no Expresso, o cartão de telemóvel que activou a bomba ter o número rasurado, a sua identificação depende da existência de registos do operador e de uma cronologia que, pela existência de câmaras de segurança que terá gravado a saida da vítima, deverá ser bastante precisa.

Seja o telemóvel que efectuou a chamada, seja o que a recebeu estariam registados na antena de GSM do respectivo operador com melhor sinal no local dos eventos, eventualmente a mais próxima, pelo que, havendo registos será possível tentar obter alguns indícios a partir desses dados.


Image Hosted by ImageShack
Mapeamento de cobertura de uma antena GSM

Será, neste caso, de verificar no local e nas várias redes, qual a antena onde os telemóveis se registam, algo para o que é necessário o apoio dos operadores.

Tendo uma hora relativamente precisa, eventualmente poderá ser averiguado que chamadas foram efectuadas passando pelas antenas do local aquela hora e com destino a um equipamento na mesma zona.

Será também de verificar que telemóvel de destino, que accionou a bomba, deixou na altura de estar registado de forma defenitiva e se, eventualmente, o que originou a chamada voltou a ser usado ou se se foi registando sucessivamente noutras antenas GSM, o que indica movimento e direcionalidade.

1 comentário:

Administração disse...

visitem !

www.bombeirosparasempre.blogspot.com